Torre de Moncorvo

Comemorações do cinquentenário do 25 de abril passaram pela vila e tiveram direito a uma homenagem

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-10-12 11:32

A revolução dos cravos não passou por Torre de Moncorvo mas teve o dedo das suas gentes. Por isso, era natural e justo que as comemorações do cinquentenário do 25 de abril também passassem pela terra do ferro.

Isso mesmo foi o que pensou Paulo Salgado, moncorvense de gema, quando pensou em comemorar esta data. Para isso, socorreu-se de alguns amigos e da esposa, que rapidamente alinharam no desiderato. A ideia era fazer uma sessão em 2020. Mas a pandemia veio trocar as voltas a toda a gente.

Três anos depois, eis que a ideia ganhou forma, agora sem um dos amigos de sempre, o jornalista e poeta Rogério Rodrigues, falecido em 2019. Sem a presença física deste filho da terra, foi tempo de uma homenagem, sentida, como sentida foi a presença “do Rogério” no anfiteatro moncorvense.

“Fomos os proponentes eu, a minha esposa [Maria da Conceição Salgado], o Capitão Mário Tomé e a quem se juntou a Câmara Municipal. Este programa era para ter sido levada a efeito em 2020, com uma preparação prévia em 2019.  Esta comemoração do 25 de abril em 2020 teve a aquiescência do meu querido amigo Rogério Rodrigues, que entretanto faleceu.

Com estas comemorações em todo o país, entendemos ser a oportunidade de levar a cabo este evento, que já estava preparado, apenas com algumas alterações de forma a ser mais abrangente”, explicou Paulo Ramiro Salgado ao Mensageiro.

A estas comemorações juntou-se, entretanto, a Comissão Executiva das Comemorações Oficiais dos 50 anos do 25 de abril e a própria Associação 25 de abril.
O resultado foram “três dias de algo muito importante”, segundo o jornalista Adelino Gomes, um dos convidados.

“O que aconteceu aqui foi muito importante. Juntaram aqui pessoas para que houvesse aqui um menu cultural, político, económico e literário, suficientemente atrativo para as pessoas. E isso é muito bom.

Não é costume acontecer fora de Lisboa. Para mim foi uma surpresa. A qualidade deste programa... e era muito concreto. E muito variado”, sublinhou o antigo jornalista, que participou num momento especial, de homenagem a Rogério Rodrigues.

O antigo professor e jornalista, nascido em Peredo dos Castelhanos, a última aldeia do distrito de Bragança, foi quem deu a notícia, em Moncorvo, da revolução dos cravos. Dirigiu-se à Câmara e retirou os retratos oficiais que simbolizavam a ditadura, como contou Arlete Rodrigues, sua esposa.

Nuno Gonçalves, presidente da Câmara de Moncorvo, anunciou a decisão de atribuir o nome de Rogério Rodrigues a uma das ruas da vila.

“É uma rua que entronca com a sede do concelho e com a D. Dinis. É uma artéria que se desenvolveu agora, beneficiada com as intervenções do PARHU, a alguém que durante anos nos ensinou e me ensinou a lutar pela liberdade”, explicou, frisando que é uma forma de “reconhecer os que nos são próximos e que elevaram o nome de Torre de Moncorvo”. “E ele, enquanto jornalista, elevou o nome da vila”, disse Nuno Gonçalves ao Mensageiro.

“É importante que os jovens percebam por que é que se fez a revolução”

Entre os oradores convidados esteve Vasco Lourenço, um dos rostos da revolução. Ao Mensageiro, sublinha que é importante que os jovens conheçam a história, apesar de já darem a liberdade como adquirida.

“Que fiquem a conhecer o que aconteceu, porque é que aconteceu e como é que aconteceu. Mas, essencialmente, porque é que aconteceu.

A situação que havia antes do 25 de abril, de falta de liberdade. Eles [os jovens] hoje respiram liberdade como quem respira oxigénio. Nasceram em liberdade pelo que a questão da falta dela não se põe. Mas é preciso alertá-los que há sempre alguém a querer tirar a liberdade dos outros. Tem de haver coragem e uma permanente luta em defesa da liberdade. E isso é essencial para os jovens, e poderem comparar o que era Portugal antes e o que é depois. Compararem o que foi a guerra colonial e compararem os traumas que ainda hoje se mantêm para milhares de portugueses”, sublinhou.

Para além dos seis painéis temáticos, que contaram ainda com a participação de combatentes na guerra do Ultramar dos dois lados da barricada, assim como um concerto e uma peça de teatro.

“Tivemos as pessoas que fizeram história e que podem contar como a viveram. Filhos de combatentes, momentos com as escolas, brilhantes intervenções quer dos capitães de abril quer das mulheres, com um painel só de mulheres, o que não é muito comum, guerrilheiros do PAIGC, que combateram com militares portugueses, que ali se encontraram.

Todos chegaram a um acordo, que foi uma guerra sem sentido”, destacou Nuno Gonçalves.

Paulo Salgado também fez, por isso, um “balanço positivo, não obstante estarmos à espera que houvesse maior envolvimento das pessoas locais”. “Mas isso faz parte da democracia, na certeza de que se perdeu uma possibilidade única de termos entre nós grandes personalidades”, concluiu.

Assinaturas MDB