CD Miranda do Douro conquista pela segunda vez a Supertaça “António Parente”

O Clube Desportivo de Miranda do Douro venceu, esta sexta-feira, a 7.ª edição da Supertaça Distrital de Futsal “António Parente”, ao vencer a Casa do Benfica de Alfândega da Fé por 4-3, numa partida disputada no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, em Bragança.
A prova, integrada na primeira edição da Taça de Elite, competição organizada pela Associação de Futebol de Bragança, juntou em campo o campeão distrital e vencedor da Taça na época 2024/2025, CD Miranda do Douro, e a Casa do Benfica de Alfândega da Fé, finalista vencido da Taça Distrital.
A equipa alfandeguense entrou mais forte no encontro e conseguiu condicionar a construção de jogo adversária, que se apresentou lento e previsível na primeira parte. O golo inaugural surgiu aos 11 minutos, por Faneca, sendo ampliado um minuto depois pelo guarda-redes Miguel Vieira, que surpreendeu ao marcar de baliza a baliza, fixando o resultado em 0-2 antes do intervalo.
O descanso revelou-se determinante para a reação do CD Miranda do Douro, que regressou mais pressionante e com maior intensidade ofensiva. Aos 28 minutos, Miguel Diz reduziu de grande penalidade, castigando falta de Rafa, e no minuto seguinte Vítor Hugo empatou o jogo, desviando um remate de Menezes.
A Casa do Benfica de Alfândega da Fé ainda voltou a colocar-se em vantagem, aos 32 minutos, por Maniche, assistido por Faneca. No entanto, a resposta mirandesa foi imediata: Ricky empatou novamente, aos 33’, e Miguel Diz, perto do final, consumou a reviravolta, estabelecendo o 4-3 aos 39 minutos. Já nos instantes finais, Faneca esteve muito perto de igualar, mas o remate embateu no poste da baliza defendida por Pina.
No final, Vítor Hugo, responsável do CD Miranda do Douro, reconheceu os erros iniciais, mas destacou a capacidade de reação da equipa. “Entrámos muito apáticos e fugimos ao plano definido, mas na segunda parte fomos mais agressivos e criámos muitas oportunidades. Foi um grande espetáculo de futsal e estamos felizes por conquistar mais um título para Miranda do Douro.”
Do lado da Casa do Benfica de Alfândega da Fé, o treinador Bruno Rachado elogiou o empenho dos seus jogadores. “Desde agosto que trabalhamos muito duro e hoje acreditámos que podíamos vencer. Fomos melhores do que o campeão, mas nem sempre a melhor equipa ganha. Agora é altura de continuar a trabalhar para sermos competitivos nas provas distritais.”
O troféu da Supertaça presta homenagem a António Parente, figura de relevo no futsal transmontano. O próprio sublinhou a emoção do momento. “É um orgulho enorme ter este troféu com o meu nome, como reconhecimento pelo que fiz pelo futsal. Foi um dia muito especial e um grande espetáculo desportivo.”
Este foi o segundo título do CD Miranda do Douro na competição, depois da vitória alcançada em 2023. O historial da Supertaça “António Parente” regista ainda conquistas do Sporting de Moncorvo (2024), Mogadouro (2022), Pioneiros de Bragança (2019 e 2017) e Macedense (2018).
Antes da Supertaça, disputou-se outro jogo da Taça de Elite, com o Macedense a vencer o Mogadouro por 6-0 e a garantir presença na final da prova, agendada para este sábado, às 21h30, diante do CD Miranda do Douro.
A atribuição do terceiro e quarto lugares está marcada para as 19h30, também no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, entre CA Mogadouro e Casa do Benfica de Alfândega da Fé.
Fotos: Guilherme Moutinho