A opinião de ...

Do Advento ao Natal

Quatro símbolos ocultos na coroa do Advento
Depois da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, 34.º Domingo do Tempo Comum, entramos no primeiro de quatro domingos do Advento. Muitos fiéis, neste tempo fazem Coroa e, em torno dela rezam na Igreja, ou em casa. Esta é mais uma tradição pagã inculturada na tradição cristã, que se refere Cristo, o novo sol, o qual se espera, no Advento, preparando a celebração do seu nascimento e pedindo-Lhe que infunda em nós a sua luz e, aqueça as nossas almas.
1. A Coroa é um círculo que nos recorda que Deus não tem princípio nem fim, refletindo a sua unidade e eternidade. Sinal de amor ao Senhor, e ao próximo, que se deve renovar constantemente e, nunca acabar.
2. Os ramos verdes do pinho, ou azevinho, entrelaçados em círculo, ilustram a esperança, a vida em Cristo vivo no meio de nós, a vida em graça, o crescimento espiritual, o desejo de chegar a uma união mais forte com Deus, nosso Pai, tal como a árvore e seus ramos.
3. As velas iluminam a escuridão provocada pelo pecado, que cega e, afasta de Deus. As trevas dissipam-se com cada vela que se acende, os séculos foram-se iluminando cada vez mais com a proximidade da chegada de Cristo ao mundo. As quatro velas colocadas na Coroa acendem-se semana a semana, nos quatro domingos do Advento, com uma oração especial.
4. Três velas roxas, uma rosa. Duas velas roxas acendem-se nos dois primeiros domingos, no terceiro [da alegria, ou “Gaudete”] acende-se a rosa, no quarto novamente o roxo. O roxo é vigilância, penitência, sacrifício, prepara-nos para a chegada de Cristo. O rosa representa a alegria que sentimos diante da proximidade do nascimento do Senhor. Na Noite de Natal, acrescenta-se, no centro da Coroa, uma vela branca, simbolizando Cristo centro de tudo.
Faça a Coroa de Advento num local visível, para recordar a proximidade de Cristo, ensinar aos mais novos o significado do Natal. Fixe um horário para rezar à volta da Coroa, de forma ordenada, participada conscientemente por todos. Atribuam-se funções a cada membro da família, um acende a vela, outro lê a passagem bíblica, outro faz algumas preces.

Edição
3759