MOTORES

Grupo Montes de Clássicos revivem a magia das Nacionais 15 e 206 (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Ter, 2024-10-08 16:58

O Grupo Montes de Clássicos, em colaboração com o Clube de Clássicos de Macedo de Cavaleiros, organizou o Passeio autoClássico, reunindo entusiastas e colecionadores de automóveis antigos da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Durante este fim de semana (5 e 6 de outubro), 16 participantes, ao volante de 10 automóveis clássicos, percorreram aproximadamente 700 quilómetros pelas icónicas Estradas Nacionais 15 e 206, no norte de Portugal.

Para além da aventura pelas estradas nacionais, os participantes tiveram a oportunidade de expor os seus veículos no evento autoClássico, integrado na feira AutoClássico Porto 2024. Este evento, o maior do género na Península Ibérica, comemorou a sua 21.ª edição na Exponor, contando com mais de 66 mil metros quadrados de exposição e inúmeras atrações, incluindo o exclusivo Pavilhão Top Cars.

Apesar da chuva, que se fez sentir durante grande parte do evento, os participantes não deixaram de desfrutar das paisagens inexploradas da Serra do Marão e do Parque Natural do Alvão, além de enfrentar as curvas de Murça e visitar diversos monumentos ao longo do percurso.

Carlos Pinto, do Grupo Montes de Clássicos, sublinhou: "O trajeto da Nacional 15 é muito bonito, principalmente a parte que vai desde Vila Real até Amarante. Já fiz muitas estradas, mas esta é sem dúvida magnífica, em sintonia com a beleza da Serra do Marão. Quanto à Nacional 206, é a estrada que faz a ligação entre o mar e o interior até Bragança. Penso que as entidades responsáveis e competentes deveriam preservar e reabilitar melhor estas estradas, promover o turismo e dar mais vida a estas povoações. Por exemplo, em Nogueira (Bragança), falta até a marcação do quilómetro final da Nacional 206."

Rui Costa, representante do Clube de Automóveis Clássicos de Macedo de Cavaleiros, recordou com nostalgia as viagens de infância pela Nacional 15: "Eram horas dentro dos carros dessa época, muitas curvas, nunca mais se chegava ao Porto. Foi bom reviver estes momentos com amigos que também têm essa paixão em comum, os Clássicos."

Este Passeio autoClássico vem juntar-se a outras iniciativas de sucesso do Grupo Montes de Clássicos, como a Rota Norte e a Nacional 221, consolidando o seu papel na valorização e preservação do património automobilístico clássico da região.

Fotos: DR

Assinaturas MDB