GNR-CT/UEPS conquista pela 11.ª vez o Torneio da Função Pública de Bragança
A GNR-CT/UEPS venceu, na passada quinta-feira, a 35.ª edição do histórico e animado Torneio da Função Pública do Concelho de Bragança, ao derrotar a equipa da ACISB na final por 1-2.
A equipa da força de segurança de natureza militar assegurou a vitória num jogo equilibrado, no qual a maior capacidade física da equipa orientada por Parreira acabou por ser decisiva.
Ricardo Ferreira colocou os "militares" em vantagem aos 10 minutos, contrariando a audácia da equipa da ACISB, que viu as oportunidades criadas na primeira parte serem negadas pelo guarda-redes Carlos Pires.
No segundo tempo, a GNR-CT/UEPS aumentou a vantagem por Abel Alho, aos 34 minutos, mas essa diferença no marcador foi reduzida aos 39 minutos pelo capitão da ACISB, Pedro Assis.
Nos momentos finais da emocionante partida, Carlos Pires brilhou ao negar o golo, por duas vezes consecutivas, aos jogadores da ACISB, garantindo assim a vitória da equipa da força de segurança. Pela sua atuação, Carlos Pires foi reconhecido como o melhor jogador do encontro.
Após o apito final, Abel Alho, o goleador da equipa GNR-CT/UEPS, partilhou as suas impressões sobre o jogo, abordando as dificuldades antecipadas e a satisfação com o golo marcado. "Foi um jogo equilibrado, exatamente como esperávamos. As duas equipas eram muito semelhantes e contavam com jogadores experientes no futsal. Foi especialmente gratificante marcar num momento em que o equilíbrio era evidente.”
Enquanto porta-voz da equipa vencedora, Lobo de Carvalho, Comandante Territorial da GNR de Bragança, fez questão de realçar a competitividade evidenciada por ambas as equipas finalistas. "Esta final foi verdadeiramente emocionante, imprópria para cardíacos, com muita emoção e incerteza no resultado. O que destacamos nesta final é o reconhecimento e a amizade demonstrados por estas duas equipas, que mostraram vontade e espírito competitivo, num jogo repleto de adrenalina que contagiou o público presente”.
A vitória traz consigo a responsabilidade de organizar a próxima edição do Torneio, e Lobo de Carvalho assegura a competência necessária para a realização da competição. "Estamos plenamente preparados para organizar este tipo de campeonatos e acredito que podemos proporcionar uma excelente experiência às equipas participantes, criando mais um momento memorável para a cidade de Bragança."
Já Pedro Assis, o capitão da ACISB, não deixou passar a oportunidade de fazer uma promessa. "Foi de facto um bom jogo, digno de uma final num torneio tão disputado como este. Considero que não tivemos a sorte do nosso lado, mas quero dar os parabéns à equipa adversária. À terceira tentativa, a vitória será nossa e no próximo ano estaremos aqui novamente, prontos para lutar pelo título”.
A competição foi organizada pelo Tribunal Judicial da Comarca de Bragança/Ordem dos Advogados - Delegação de Bragança, que conquistou a vitória na edição anterior realizada em junho de 2022. “O balanço desta nova experiência para a equipa do Tribunal e para a Delegação de Bragança da Ordem dos Advogados é positivo. Foi um torneio que exigiu muita dedicação e esforço por parte de todos os elementos envolvidos na organização, e aproveito para agradecer aos que me acompanharam nesta missão. Acredito que prestamos um bom serviço na organização deste torneio. Em termos desportivos, a prestação da equipa do Tribunal/AO não atingiu o mesmo nível, mas acreditamos que estaremos melhores em futuras oportunidades,” comentou Carlos Moura Alves, responsável pela organização do histórico torneio.
No jantar de encerramento, realizado nesta sexta-feira, foram atribuídas as seguintes distinções: Taça Disciplina - Tribunal/AO; Melhor Marcador - Toni Igreja (PSP - 3.ª Classificada); Melhor guarda-redes - Ximena (ACISB); Melhor golo - Nelson César (Sto. Condestável/Seg. Social); Jogador Sénior - Giordano Rodrigues (PSP) e Adepto Incansável - Francisco Lopes.
O torneio, que visa fomentar o convívio entre os funcionários e colaboradores das várias instituições públicas do concelho de Bragança, contou com a participação de 14 equipas.
Ao longo do período de 9 de maio a 29 de junho, o Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira foi o cenário para a realização de 110 jogos.
Fotos: Guilherme Moutinho