Torre de Moncorvo

Foz do Sabor celebrou tempo de vindimas com festival dedicado ao vinho

Publicado por Francisco Pinto em 17-09-2026 09:43

O município de Torre de Moncorvo celebrou no passado fim de semana na Foz do Sabor, a época das vindimas através do Festival do Vinho Sabor Douro, onde marcaram presença 15 expositores provenientes da Região Demarcada do Douro (RDD) e da Comissão Vitivinícola de Trás-os-Montes e de Espanha.

Segundo o presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, José Meneses, este certame vinícola é o reflexo da aposta dos viticultores do concelho em produzir vinhos de qualidade, já que este ano o número de expositores foi o maior das 11 edições deste festival e com mais referencia de vinhos tintos, brancos e rosés.

“Este é um sinal de que há cada vez mais explorações agrícolas no nosso concelho, com os jovens agricultores a serem resilientes e produzir uvas, e daí fazerem bons vinhos, num concelho que tem duas sub-regiões vitivinícolas: a RDD e a Comissão Vitivinícola de Trás-os-Montes”, explicou o autarca.

Também o representante da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDR-N), durante o seu discurso afirmou que o concelho de Torre de Moncorvo viu aprovados 25 novos projetos agrícolas para jovens agricultores.

Nesta edição foi ainda atribuído pela primeira vez o passaporte Vinho Sabor Douro, onde os portadores poderiam analisar os néctares expostos, após percorrer os 15 ‘stands’ do certame e registar o vinho, o aroma, o sabor e deixar notas de prova. No final cada produtor carimbava o passaporte ao visitante.

Do programa fez ainda parte a realização de uma Noite Branca, um espetáculo com Sara Correia, um concerto dos ‘Forever 80’s’ e o DJ Pedro Silva. Outro dos destaques foi mais uma edição dos Jogos sem Fronteira Inter- Freguesias e provas sensoriais de vinhos.

Já durante as visitas ao recinto do certame, os produtores afirmavam a qualidade dos vinhos produzidos nesta sub-região da RDD, Douro Superior, mas as queixas dominantes eram a falta de escoamento das uvas e aumento dos preços dos fatores de produção, com incidência nos combustíveis.

Para fazer face a estes constrangimentos, o Governo, aprovou um apoio extraordinário de 12 milhões de euros será pago diretamente pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) aos viticultores durienses, em função da quantidade de uvas que fique por colher nesta vindima.
O Governo aprovou no dia 04 de setembro, em Conselho de Ministros, um regime de exceção, com uma dotação global de 12 milhões de euros, para garantir um apoio ao rendimento dos viticultores do Douro que, devido às atuais dificuldades de mercado, não consigam vender a totalidade das suas uvas na campanha de 2026-2027.

O montante, explica o ministério, será pago diretamente pelo IVDP em função da quantidade de uvas que fique por colher.

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve