Bragança

Cruz Vermelha ganha projeto pioneiro para ensinar mais velhos a usarem as redes sociais

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-08-11 15:35

A Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa foi uma das três contempladas, a nível nacional, com um projeto piloto de literacia digital para os mais velhos, denominado “Geração pela Inclusão”.

Na prática, o projeto, que deverá arrancar em setembro, prevê que voluntários da Cruz Vermelha se dirijam às aldeias do concelho de Bragança para ensinar os mais velhos a utilizar ferramentas como as redes sociais ou o email.

As estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa vencedoras e merecedoras da implementação dos projetos foram Bragança, Sobreira e Coimbra.

“Aquilo que se pretende é que os jovens voluntários da Cruz Vermelha, num primeiro momento, recebam formação para poderem ensinar aos mais velhos, no seu próprio domicílio. A ideia é que eles sejam formados para ir para o contexto rural, com equipamento, e dedicarem o seu tempo a ensinarem os mais velhos a fazer tarefas, que para nós são simples, mas que para os mais velhos podem não ser.

A criação de uma conta de email, a utilização de um editor de texto, uma folha de cálculo, realizar uma videochamada, um grupo de conversação, utilização de redes sociais... faz sentido percebendo que nós temos os recursos humanos e a dinâmica da juventude e que estamos inseridos num território que, claramente, tem esta dificuldade de termos algumas aldeias mais isoladas”, explicou ao Mensageiro Duarte Soares, presidente da Delegação de Bragança da CVP.

O projeto “vai começar no mês de setembro, com a formação dos jovens voluntários”. “Depois, com a sinalização e o convite à participação dos mais vulneráveis e, em seguida, com as primeiras experiências e os contactos no domicílio. A ideia é que isto dure cinco ou seis meses nesta fase piloto e que depois seja replicado para continuarmos localmente, até noutros concelhos ou até mesmo a nível nacional”, frisou o mesmo responsável.

O projeto “Geração pela Inclusão” irá combater o isolamento e a exclusão social e digital de centenas de idosos/as vulneráveis, em diferentes localidades, em adição ao desenvolvimento de competências sociais/pessoais de jovens com dificuldades em integrar o mercado de trabalho e que estejam sem ocupação.

Para além deste projeto, a Delegação de Bragança da CVP tem estado a apoiar 25 refugiados “de forma mais contínua”, sendo que 11 já têm contrato de trabalho.
“Não temos pessoas a receber exclusivamente subsídios. Temos pessoas que rapidamente se colocam no mercado de trabalho”, sublinhou o clínico.

Assinaturas MDB