Comissão de Agricultura da Assembleia da República de visita à região durante três dias
Terminou, esta quarta-feira, uma visita de trabalho de três dias aos distritos de Bragança e Vila Real dos membros da Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República. O objetivo deste périplo, é que o Parlamento “venha à ruralidade, ver as dificuldades que existem no mundo rural e também as potencialidades, porque não podemos esquecer que nestes territórios há muitos produtos endógenos, há muitas matérias-primas, há muita qualidade naquilo que se aqui faz, e esta visita tem, por um lado, ver as dificuldades que os agricultores têm, de certa forma poder ajudar no nosso papel enquanto deputados, e enfatizar e enaltecer aquilo que de bom se faz nestes territórios”, refere o presidente desta comissão.
“A nossa função é também sair do Parlamento e ir ao contacto com os agricultores, com as indústrias, com as cooperativas, para potencializar um setor que é tão vital quanto é, hoje, a agricultura”, acrescenta o deputado social-democrata, Maurício Marques.
A iniciativa teve início, em Bragança, na segunda-feira, com uma reunião com representantes das Comunidades Intermunicipais dos dois distritos, o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para as áreas da Agricultura e Pescas, entre outras entidades regionais.
Na terça-feira, a Comissão esteve em Bragança, Mirandela e Valpaços, com reuniões e visitas a várias entidades, desde instituições académicas à indústria da castanha, passando pelo regadio, pela floresta e pelo setor do azeite. Maurício Marques faz questão de assinalar um dado muito positivo retirado por esta Comissão na visita à Escola Superior Agrária do IPB.
“Ver que, apesar de tudo, há alguns jovens que ainda escolhem a agricultura que estão a aprender a trabalhar com o mundo rural e esses jovens vão criar inovação e rejuvenescer também um tecido que nós temos muito envelhecido, já que os agricultores desta zona têm uma média de 65 anos e é com estes jovens que começam a ver outras potencialidades na agricultura e é isso que de certa forma também levamos aqui de positivo”, conta.
Em Mirandela, o Município promoveu uma visita às instalações do Complexo Agro-industrial do Cachão com o intuito de sensibilizar os deputados da Comissão de Agricultura para a necessidade urgente de encontrar uma solução para aquela infraestrutura. “Aproveitamos para os levar ao complexo para que possam ver com os seus próprios olhos o estado a que chegou, aquele complexo, aquele condomínio de empresas, no sentido de os sensibilizar que é necessário o apoio governamental porque entendemos que estes projetos são muito mais intermunicipais do que propriamente municipais e que pode promover aquilo que é a coesão territorial”, explica o Presidente da Câmara de Mirandela.
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)
