Bragança

Cáritas implementa projeto inovador na educação de infância

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2022-09-29 09:51

A Cáritas Diocesana de Bragança vai começar a implementar um projeto inovador dirigido às crianças do pré-escolar, e que foi dado a conhecer no sábado, no Instituto Politécnico de Bragança.
“Este é um projeto que valoriza a participação das crianças e, ao longo de três anos (financiado pelo Erasmus +), tem estado a desenvolver ferramentas de desenvolvimento profissional, dirigidas a educadores e auxiliares de ação educativa, no sentido de os apoiar a promover a participação das crianças”, explicou Cecília Aguiar, a coordenadora e investigadora do ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa).
As ferramentas criadas são, essencialmente, duas.
“Estamos a falar de um curso online onde disponibilizamos testemunhos, informação, recursos, exemplos de práticas, para que os profissionais se possam inspirar na promoção da participação das crianças nos seus contextos e para que, de alguma maneira, também tenham um incentivo para pensarem em projetos que envolvam a participação das crianças de forma sustentada nas suas instituições.
O outro instrumento é de autoavaliação, com duas versões. Uma pode ser impressa e levada para as suas instituições para ser trabalhada individualmente ou em equipa mas também temos uma versão online, que as pessoas também podem preencher, obtendo um relatório de feedback individual para que possam perceber em que áreas da participação já estão a investir de forma interessante e em que áreas podem investir mais. Tentamos que sejam instrumentos inspiradores para apoiar estes profissionais.
Os instrumentos estão disponíveis para toda a gente, em todo o país, através do site do projeto. Pensamos que pode ser aplicado em cada contexto da educação de infância”, explicou a mesma investigadora.
Cristina Figueiredo, diretora da Cáritas Diocesana, considera que “é importante as educadoras repensarem a forma como trabalham e implementarem novos projetos, novas iniciativas, formas diferentes de abordar a educação de infância e de chamar as crianças a intervir nos processos”.
“Este projeto parece-me muito interessante nessa dualidade de participação, não só com as crianças mas, cada vez mais, chamar também os pais a participar.
Vai mudar a forma como as educaras estão a trabalhar. Ou seja, atualmente um processo em que a atividade está mais do lado da educadora e agora vamos chamar mais a criança a participar, a ter opinião, a envolvê-la e a ouvirmos os seus gostos, sobre o que gostariam de ter na sala, de como gostariam de brincar.
Estou muito motivada para este trabalho”, frisou.

Mais autonomia

Com a implementação do projeto Participa, Caristina Figueiredo expera ver crianças mais autónomas e confiantes.
Espero ver crianças muito mais comunicadoras, numa atitude mais de saber ouvir e perceber que é preciso respeitar a vontade da criança.
Quando trabalhamos com crianças, o processo tem de ser sempre evolutivo e estarmos atualizados. Temos de preparar as crianças para múltiplas realidades”, destacou.

Projeto europeu

Cristina Mesquita, Coordenadora do Centro de Investigação em Educação Básica e membro do Projeto Participa pela Associação de Profissionais de Educação de Infância, explica que “este é um projeto Erasmus + que não funciona apenas em Portugal mas em mais três países europeus, Polónia, Bélgica e Grécia” e que “tem tido a colaboração dos profissionais da região” transmontana.
“Temos, no terreno, o desenvolvimento de uma investigação de uma estudante de doutoramento, que vai utilizar estes materiais como suporte ao desenvolvimento da sua investigação”, revelou.

 

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