CICLISMO

Brigantino Granjinho é 4.º classificado e melhor português em Ribera del Fresno

Publicado por Guilherme Moutinho em Ter, 03/03/2026 - 09:26

O ciclista brigantino Filipe Granjinho terminou no 4.º lugar na Challenge Vuelta Extremadura, prova destinada ao escalão de cadetes, que decorreu este fim de semana em Ribera del Fresno, na província de Badajoz, em Espanha.

A competição ficou marcada por duas etapas distintas. A primeira, de perfil maioritariamente rolante e com chegada ao sprint, exigia prudência e controlo de riscos. “O objetivo era claro: sobreviver, evitar quedas e não perder tempo que comprometesse a geral”, explicou o jovem corredor, que conseguiu integrar o pelotão principal e manter-se na luta pela classificação final.

Na segunda etapa, considerada a etapa rainha, o brigantino sentia ter uma oportunidade para fazer a diferença. “O plano era entrar bem colocado na subida para evitar esforços desnecessários” , referiu.

Granjinho conseguiu posicionar-se entre os primeiros e integrou um grupo restrito na fase decisiva da corrida. A cerca de três quilómetros da meta, respondeu a um ataque, mas o ritmo elevado levou-o a integrar um segundo grupo, composto por mais três corredores. No sprint desse grupo revelou-se o mais forte, terminando a etapa na 2.ª posição.

Na classificação geral individual, Filipe Granjinho concluiu a prova no 4.º lugar, sendo o melhor português em competição. O jovem ciclista apontou ainda um corte de três segundos registado na primeira etapa, a partir do 16.º classificado, que considerou “discutível”, sublinhando, contudo, que “faz parte do ciclismo”.

No final, o atleta mostrou-se satisfeito com a prestação alcançada nesta primeira prova da temporada. “Sentia-me preparado e forte. Nesta transição de ano evoluí muito e entrei na época com confiança. Correr em Espanha é sempre diferente, o pelotão é mais agressivo e não conhecemos tão bem os adversários” , afirmou.

Filipe Granjinho lembrou ainda o apoio dos colegas de equipa, Martim Quitério e Rodrigo Brandão, que o acompanharam ao longo da competição, bem como o suporte da UCB, da Paredes Reconco, da Moove Lab e do seu treinador.

Foto: DR

Assinaturas MDB