FUTEBOL FORMAÇÃO

Bragança empata com Escola Crescer e adia decisão do título de juniores

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 04/26/2025 - 20:17

O Grupo Desportivo de Bragança não foi além de um empate sem golos, este sábado, na receção ao rival citadino Escola Crescer, em partida da nona e penúltima jornada do Campeonato Distrital de Sub-18, adiando a decisão do título para a última ronda da competição.

A jogar em casa e na liderança da tabela, o GD Bragança entrou mais forte, acumulando oportunidades de golo com João Paulo em destaque, perante uma Escola Crescer a sentir dificuldades em travar o ímpeto dos "canarinhos". Apesar da superioridade, o golo não surgia e, já em tempo de compensação da primeira parte, João Paulo ainda introduziu a bola na baliza adversária, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.

No segundo tempo, a Escola Crescer apresentou melhorias, aproveitando alguma ansiedade do conjunto brigantino para criar várias situações de perigo.

Sem golos até ao apito final, destaque, já nos descontos, para a expulsão de Baboucarr por agressão a Diogo.

No final do encontro, Luís Tomé, técnico do GD Bragança, considerou que “foi um jogo combativo, de muitos duelos, sem ser muito bem jogado, mas a haver um vencedor devia ser o Bragança”.

O treinador lamentou a perda da vantagem pontual para o Macedo de Cavaleiros, agora igualados na liderança com 20 pontos, mas sublinhou: “Continuamos a depender apenas de nós para conseguir o objetivo do título distrital na última jornada.”

Sobre a exibição, acrescentou: “A equipa mostrou alguma ansiedade, o que é normal tendo em conta a idade e a maturidade destes jovens, mas fico contente com a atitude e o compromisso demonstrado. Jogamos sempre para vencer, o que nem sempre é possível, mas o empenho destes atletas deve ser valorizado. Acredito que vamos ser campeões.”

Do lado da Escola Crescer, Nuno Pereira reconheceu que “o resultado podia ter caído para qualquer lado, na primeira parte mais para o Bragança, na segunda mais para nós, sendo que o empate se adequa”.

O treinador explicou a estratégia: “Tentámos pressionar alto na saída de bola na primeira parte, mas o Bragança é fisicamente muito forte. No segundo tempo, descemos o bloco e apostámos no contra-ataque, somando ocasiões para ameaçar a baliza adversária.”

No balanço da época, destacou que o terceiro lugar já está garantido, com 12 pontos, e deixou uma reflexão: “Foi uma época satisfatória, mas poderíamos ter feito mais. Estes miúdos demonstraram qualidade contra os líderes, mas faltou responsabilidade e maturidade para manter o empenho em todos os jogos.”

A última jornada do Campeonato Distrital de Sub-18 será decisiva e joga-se a 24 de maio. O GD Bragança desloca-se ao terreno do FC Leão Negro/CSP Vila Flor, enquanto o Macedo de Cavaleiros recebe o Moncorvo. Ambas as equipas partem igualadas com 20 pontos, mas o Bragança leva vantagem no confronto direto. Já a Escola Crescer encerra a sua campanha recebendo o Vinhais.

Fotos: Guilherme Moutinho

.

.

.

.

Assinaturas MDB