Alheira de Mirandela eleita como melhor enchido do mundo
O prestigiado guia gastronómico internacional “TasteAtlas”, revelou, esta terça-feira, que na eleição das melhores iguarias a provar em 2026, no que toca aos enchidos, o vencedor é a alheira de Mirandela, que recebe 4,34 estrelas.
Os rankings do TasteAtlas, explica o guia, são feitos com base nas classificações dadas pelos utilizadores da plataforma online. Para a escolha dos melhores produtos deste ano foram validadas 590.228 avaliações.
A notícia foi recebida com “imensa alegria e um profundo sentido de missão cumprida”, por parte da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), entidade gestora da Indicação Geográfica Protegida (IGP) Alheira de Mirandela, desde 1996.
Em comunicado, a ACIM considera que este reconhecimento não é apenas um prémio, “é a afirmação global de um património cultural e gastronómico. É a validação do sabor inconfundível, da receita tradicional e da ligação profunda ao nosso território mirandelense”.
A Associação faz questão de agradecer “a todos os produtores, a todos os que mantêm viva a tradição e, claro, aos milhares de apreciadores em todo o mundo que nos colocaram no topo”.
Também a Confraria da Alheira de Mirandela (CAM) já reagiu a esta distinção do ranking do TasteAtlas, construído a partir de milhares de avaliações de utilizadores de diversos países, considerando que “reforça o reconhecimento universal de um produto cuja identidade ultrapassa fronteiras. A receita tradicional, o sabor inconfundível e a ligação profunda ao território mirandelense fazem da alheira não apenas um alimento, mas um património cultural vivo”, adianta.
No comunicado, a CAM, zeladora e defensora de um dos mais preciosos patrimónios gastronómicos de Trás-os-Montes, sublinha que este prémio é também “a validação do trabalho incansável das gerações que, ao longo dos séculos, mantiveram viva a receita original e o rigor na sua produção”.
Para a CAM, a Alheira de Mirandela não é apenas um alimento, “é a história de Trás-os-Montes, é a resiliência de um povo e é o sabor da tradição. Continuaremos a nossa missão de proteger, celebrar e divulgar este símbolo de Mirandela”.
