Bragança

Vereadores do PSD acusam Executivo PS de “transformar a água num negócio”

Publicado por AGR em Qui, 12/04/2025 - 16:02

Os dois vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata, Ana Soares e António Batista (entretanto, Ricardo Pinto desvinculou-se do partido e aceitou integrar o Executivo de Isabel Ferreira), votaram contra o aumento das tarifas da água e apresentaram mesmo uma declaração de voto.

“Há decisões que, por mais que as tentem mascarar de técnicas, são políticas! – O que aprovaram é profundamente político e é profundamente errado.

Na reunião de Câmara de 27 de novembro de 2025, este executivo do PS, aprovou um aumento chocante e desproporcional no tarifário da água, das águas residuais urbanas (+ 34,5 cêntimos por m3) e nos resíduos sólidos urbanos (+15 cêntimos por m3). Com este ato, este executivo do PS ignora a vida real dos brigantinos e trata a água e serviços conexos como um negócio, quando é uma necessidade vital”, sublinham os dois vereadores social-democratas.

Na mesma tomada de posição, Ana Soares e António Batista sublinham que “o anterior executivo assumiu sempre o prejuízo global dos três serviços – cerca de 700 000,00€/ano - precisamente porque entendia que a função de um município é garantir justiça e coesão social, equilíbrio territorial e bem-estar para quem aqui vive, colocando o interesse público acima de qualquer lógica mercantil”. “O novo executivo, pelo contrário, decidiu fazer repercutir nas famílias os valores dos serviços que implicam prejuízo”, dizem.

“Os vereadores do PSD votaram contra esta medida de aritmética financeira num serviço essencial porque é moralmente injusto, socialmente cego e politicamente irresponsável”, lê-se na declaração de voto, enviada à comunicação social.

Assinaturas MDB