Três dezenas de voluntários ajudaram a recuperar quatro habitações no concelho
Ao longo de duas semanas, cerca de 30 jovens voluntários do ensino superior de todo o país, ajudaram na reconstrução de quatro habitações nas localidades de Brunhoso, Linhares, Mogadouro e Saldanha. O objetivo da ação foi a de criar condições de habitabilidade dignas a famílias com dificuldades económicas.
Esta iniciativa decorreu na sequência de um protocolo de colaboração entre o município de Mogadouro, a Movhera e a Associação Just a Change, que tem como objetivo combater a pobreza habitacional oferecendo condições de habitação dignas a famílias com dificuldades económicas.
Nos locais da intervenção, a motivação dos jovens estudantes (rapazes e raparigas) o orgulho e empenho na sua missão que era demonstrado a cada passo e com uma certa integração na comunidade, medida que cada tijolo era partido e cada acesso às habitações melhorado.
Face a esta realidade, o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, avançou ao Mensageiro, que já solicitou às entidades envolvidas nesta ação, uma nova colaboração para o próximo ano, dado o dinamismo demonstrado por todos os intervenientes.
“Considero este desafio ganho. Verifiquei no terreno que estes jovens têm uma organização extraordinária e que fazem um trabalho que jamais poderia imaginar. Neste sentido foi lançado pelo município um novo desafio à Just a Change e a Movhera para que em 2025, o trabalho possa continuar”, enfatizou o autarca.
Para o município de Mogadouro, este tipo de projetos tem o potencial de ativar toda a comunidade envolvente, contando com a colaboração efetiva das juntas de freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) das localidades de ação, e também dos próprios beneficiários.
A autarquia mogadourense investiu cerca de 23 mil euros nesta ação social.
“Em Mogadouro foram sinalizadas quatro casas a recuperar, onde moram quatro famílias, num total de 10 pessoas. Alguns são idosos, outros são adultos em idade ativa, alguns são ainda crianças, mas todos têm em comum o fator de merecerem viver numa habitação segura, confortável e digna a que, até ao dia de hoje, ainda não tiveram acesso”, vincou António Pimentel.
Do lado da Movhera, que contribuiu com 25 mil euros para a iniciativa, Pedro Ribeiro, disse que o apoio à Just a Change em Trás -os Montes “como o timbre da política de responsabilidade social da empresa, sendo por isso gratificante ver estes campos de trabalho em ação ano após ano”.
José Afonso, em representações da Just a Change indicou que o objetivo deste trabalho foi o de proporcionar mais conforto a cada uma da família porque ao transformar estes espaços está-se a dar uma oportunidade de mudança e ao mesmo tempo criar um espaço digno para as famílias.
O município de Mogadouro espera que as famílias abrangidas munícipes um lar mais acolhedor e com melhores condições para viver e para se integrar plenamente na sociedade à qual pertencem.