Municípios apostam na criação de Estações Náuticas para atrair visitantes e desportistas

Os municípios do distrito estão a apostar na criação de estações náuticas. A primeira certificada em Trás-os-Montes foi a do Azibo, que se vem consolindada e agora dispõe de um centro náutico Segundo o autarca de Macedo de Cavaleiros esta estação náutica “é uma das melhores do país em águas interiores”.
Entretanto, foi criada a Estação Náutica dos Lagos do Sabor, que está numa fase inicial, e a Câmara de Miranda do Douro também quer avançar com uma na zona do Rio Douro.
Ainda em Trás-os-Montes, no distrito de Vila Real, já funciona a de Alijó.
Todas fazem parte da Rede de Estações Náuticas de Portugal, coordenada pelo Fórum Oceano-Associação da Economia do Mar, que conta atualmente com 42 certificadas e distribuídas de Norte a Sul do país. Em breve poderão aumentar para 60, uma vez que a 9ª fase de certificação terminou no passado dia 30 de junho. “Ao longo dos anos a Rede tem vindo a expandir-se, com especial foco nas águas do interior, onde se contabiliza o maior número de estações náuticas”, indicou Gisela Sousa, coordenadora da Rede das Estações Náuticas de Portugal.