Ministro da Agricultura não se compromete com barragens no distrito de Bragança
O Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, que esteve de passagem pelo Nordeste Transmontano para participar na ExpoVila 3.0, a feira de produtos de Vila Flor, na semana passada, não se compromete com investimento para as três barragens do concelho de Bragança que há muito são reivindicadas por autarcas e populações.
Em declarações aos jornalistas à entrada para o certame, na quinta-feira, José Manuel Fernandes explicou que já foi constituída uma equipa para uma iniciativa em que há o objetivo de haver regadio, para armazenar a água e distribuí-la de forma eficiente. “Para termos uma rede interligada de água para a agricultura”, frisou.
No entanto, só no próximo ano é que estará completo o cronograma dos investimentos a fazer.
“A partir de 2025 teremos um cronograma dos investimentos. Alguns podem ser por fundos europeus, como o PEPAC e fundos da política de coesão. Mas não vão chegar. Vamos precisar de empréstimos, nomeadamente do Banco Europeu de Investimentos.
Mais uma vez lamento que o Governo anterior não tenha querido 8300 milhões de euros que estavam disponíveis até 31 de agosto de 2023. Eram empréstimos, no âmbito do PRR, mas a 30 anos. Agora também vamos ter de fazer empréstimos mas que não são tão favoráveis como esses que já estavam tão disponíveis”, disse o Ministro.