Bragança

IPB capta financiamento de 8.5 milhões de euros graças à boa classificação dos centros de investigação

Publicado por . em Qua, 04/16/2025 - 15:39

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) conseguiu um financiamento que ascende a 8.5 milhões de euros na sequência da aprovação de seis Unidades de Investigação & Desenvolvimento (U&D), duas com a classificação de Excelente, a máxima possível, divulgou hoje a instituição de ensino superior.
Trata-se do politécnico que conseguiu o financiamento “mais elevado entre os institutos politécnicos e o terceiro mais alto na região Norte”, refere o IPB numa informação escrita.
As Unidades de Investigação & Desenvolvimento do IPB, no seu conjunto, têm 257 investigadores integrados, “o que representa também o número mais elevado no conjunto dos institutos politécnicos”, indicou a instituição. Aos investigadores acrescem 281 estudantes de doutoramento e 118 investigadores colaboradores.
Os resultados provisórios da avaliação das Unidades de I&D (UID) no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D 2023/2024 foram tornados públicos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A avaliação realizada incidiu sobre as atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pelas Unidades de I&D entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2023 e sobre os objetivos, estratégia, plano de atividades e organização para o período 2025 a 2029.
As Unidades de I&D são avaliadas periodicamente, sendo atribuída uma classificação que determina o financiamento para o período plurianual seguinte. São financiadas as UID com classificação igual ou superior a Bom (Bom, Muito Bom e Excelente). No presente processo de avaliação, das 336 Unidades de I&D que se candidataram, 313 foram aprovadas para financiamento.
Participaram neste exercício de avaliação mais de 315 avaliadores internacionais, distribuídos por 29 painéis de avaliação disciplinares, selecionados entre peritos internacionais de elevada competência e experiência científica, provenientes de instituições científicas e académicas de 35 países.

O Instituto Politécnico de Bragança submeteu a esta avaliação 6 Unidades de Investigação, todas elas aprovadas para financiamento:
CIMO - Centro de Investigação de Montanha (Agricultura, Alimentação e Ciências Veterinárias);
CeDRI - Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores);
UNIAG -Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (Gestão);
CITED - Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (Ciências da Educação);
LiveWell - Centro de Investigação para Vida Ativa e Bem-Estar (Ciências do Desporto e Saúde);
GICoS - Grupo de Investigação em Construção Sustentável (Engenharia Cívil e Geológica).

O CIMO e o CEDRI obtiveram a classificação excelente, a mais elevada, e as restantes quatro unidades a classificação de bom.

Assinaturas MDB