Mirandela

A Inteligência Artificial em contexto escolar foi a temática do encontro de partilha do CFAE do Tua e Douro Superior

Publicado por Fernando Pires em Sex, 2024-07-19 10:20

A temática da Inteligência Artificial na prática pedagógica juntou mais de 200 professores e alunos, na passada quarta-feira, no auditório do centro cultural de Mirandela, no terceiro encontro de partilha promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) do Tua e Douro Superior.

Foi lançado o desafio aos sete agrupamentos que integram esta CFAE do Tua e Douro Superior - Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Mirandela e a Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais – para apresentarem trabalhos de boas práticas na utilização da inteligência artificial no contexto escolar.

“É uma temática tão em voga que não a podemos ignorar e a inteligência artificial tem de vir para as escolas, mas não a qualquer preço e acontecimentos como este têm de existir cada vez mais vezes para que os professores saibam como agir e tirar maior partido no sistema do ensino e da aprendizagem e a ideia foi lançar desafios às diferentes escolas para apresentarem boas práticas”, adianta Fernanda Fonseca, a diretora do CFAE do Tua e Douro Superior.

O Agrupamento de Escolas de Mirandela, anfitrião deste encontro, apresentou a temática dos ensaios e debates filosóficos na perspetiva dos alunos sobre a inteligência artificial, fruto de uma série de iniciativas. “Foi o resultado de um espaço criado no agrupamento, chamado a voz dos alunos, que teve vários debates e ensaios escritos, e nesse sentido fomentar o pensamento crítico e dar uma noção de que os jovens aprendam pela ética que tiveram o envolvimento da comunidade, do Município e da junta de freguesia de Mirandela, alertando os jovens para estas novas ferramentas, que têm a vertente positiva e negativa, e que é preciso transmitir para os nossos alunos”, conta diretor do agrupamento, Carlos Lopes.

E depois de um dia inteiro cheio de partilha de boas práticas por parte das sete escolas envolvidas, Fernanda Fonseca confessa que os resultados “ultrapassaram as nossas expetativas porque foi um espaço de aprendizagem muito enriquecedor”, confessa.

Foi a terceira edição do encontro de partilha promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Tua e Douro Superior, desta vez sobre a temática: “Desbravando as Fronteiras da IA na Prática Pedagógica”.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal e com a participação especial da Orquestra Energia de Mirandela.

Assinaturas MDB