Iniciativa Liberal pede explicações a Isabel Ferreira sobre a água
A Iniciativa Liberal de Bragança anunciou que irá pedir “informações adicionais, através da Assembleia Municipal, sobre a justificação do aumento das taxas do serviço de abastecimento de água e de gestão de resíduos”.
Em comunicado, a IL manifesta “dúvidas sobre a justificação do aumento de 22,5 cêntimos [sic] por m3 na taxa da água já que a Presidente da Câmara, Isabel Ferreira, aponta como justificação os pareceres da Entidade Reguladora do setor, a ERSAR, mas no seu relatório anual esta entidade reporta um lucro no serviço de abastecimento de água de 7%”.
Os liberais questionam assim o porquê do aumento desta taxa em específico.
Por outro lado, a estrutura concelhia, liderada por Nuno Fernandes, aponta ainda baterias à gestão do PSD nesta matéria nos últimos anos.
“Esse mesmo relatório aponta para um prejuízo muitíssimo elevado na gestão das águas residuais, uma prova clara de uma gestão ruinosa do PSD nos últimos anos. Por isso, a IL questiona ainda qual é o plano da Presidente da Câmara, para suprir este elevado prejuízo no longo prazo e se o aumento anunciado da taxa de saneamento será suficiente ou se os brigantinos devem esperar mais aumentos nos anos que se seguem”, lê-se, no comunicado.
A Iniciativa Liberal critica ainda “a posição irresponsável e populista do PSD” que disse que “o município deveria simplesmente assumir o prejuízo de mais de 700 mil euros, como se o orçamento camarário fosse ilimitado”. A IL considera que a política social deve ser feita “de forma responsável, ajudando apenas aqueles que realmente precisam e não todos os utilizadores da rede como o PSD sugere irresponsavelmente”.
