Grupo Desportivo de Bragança distinguido com a Bandeira da Ética

O Grupo Desportivo de Bragança foi recentemente distinguido com a Bandeira da Ética, um selo de qualidade atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I.P.). Esta distinção visa promover e certificar as boas práticas e os valores éticos no desporto, estando inserida no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).
Em declarações ao Mensageiro, Francisco Miranda, coordenador da formação do emblema canarinho, destacou a importância da certificação. “Não nos podemos esquecer de que representamos um clube com uma enorme dimensão na região, e até nacionalmente, sendo que projetos como a Bandeira da Ética assumem uma importância elevada na transmissão de valores sociais às gerações mais jovens, onde o clube tem a responsabilidade de estar envolvido.”
“Dedicamos um enorme esforço, de forma permanente, à formação e educação de jovens atletas e agentes desportivos, disponibilizando os recursos necessários para a sua formação integral, em todos os escalões, nos valores sociais, desportivos, éticos e morais. Em suma, a formação desportiva e social de jovens jogadores e jogadoras é, atualmente, o nosso foco principal, para que, um dia, a nossa equipa sénior esteja alicerçada em valores brigantinos e transmontanos, com qualidade inegável”, acrescentou o responsável brigantino.
A Bandeira da Ética visa reconhecer as entidades desportivas que se destacam na promoção de valores como o respeito, a transparência e a justiça no desporto. O processo de certificação, aplicável a todas as modalidades, assenta em critérios rigorosos que asseguram práticas justas, transparentes e sustentadas.
Criada com o apoio da Universidade dos Valores, esta distinção pretende ainda estabelecer uma metodologia flexível e útil para os diversos agentes do sistema desportivo, promovendo boas práticas e dando visibilidade a iniciativas que contribuam para a construção de um desporto mais ético, inclusivo e justo.