Foi à urgência do hospital com dores nas costas e acabou por dar à luz bebé prematuro

Uma mulher deu à luz, inesperadamente, no serviço de Atendimento Médico Permanente do Hospital “Terra Quente” de Mirandela, quando a paciente deu entrada naquela unidade hospitalar privada apresentando fortes dores lombares. Afinal, estava grávida. Uma situação que a paciente garantiu, à equipa que a atendeu, que desconhecia.
O parto foi realizado por um médico e uma enfermeira que estavam de serviço. O recém-nascido, ainda que prematuro, encontrava-se estável, assim como a mãe, e foram encaminhados para uma unidade especializada.
Refira-se que Mirandela já não tem maternidade, desde 2006. Na região transmontana, essa valência só está disponível nos hospitais de Bragança e Vila Real.
O caso aconteceu, na madrugada da passada segunda-feira. Dez minutos depois das cinco da manhã, a mulher de 33 anos, de Valpaços, deu entrada naquele serviço. “As queixas que apresentava eram de fortes dores nas costas. A nossa primeira suspeita recaiu numa cólica renal e pedimos para colher urina para análise, e quando saiu da casa de banho, vinha a sangrar”, conta a enfermeira Daniela Ribeiro, que estava de serviço nessa madrugada conjuntamente com o médico Ramos Pinto.