Criminalidade desceu em 2024 e Bragança é o distrito mais seguro do país

Bragança é o distrito mais seguro do país, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), a que o Mensageiro teve acesso.
Segundo os dados da criminalidade violenta e grave, no distrito de Bragança eegistaram-se, em 2024, 71 participações, tantas quantas se tinham registado em 2023, o valor mais baixo em todo o país. A Guarda, com 75, é o segundo distrito com menos participações, seguido de Vila Real, com 87.
Em termos gerais, o número de participações desceu 6,3 por cento, o que corresponde a menos 226 participações.
Ao todo, registaram-se 3574 participações, sendo o único distrito que fica abaixo das quatro mil.
Para o Comandante da GNR, António Lobo de Carvalho, “os dados relativos ao distrito de Bragança ilustram uma maior incidência de criminalidade nos concelhos mais populosos, nomeadamente Bragança e Mirandela. Estes concelhos concentram quase metade do total de participações no distrito”. “Os municípios policiados pela Guarda demonstram, na sua generalidade, um decréscimo da criminalidade, associando-se este decréscimo ao trabalho de prevenção e repressão dos fenómenos criminais desenvolvido pelo efetivo da GNR no distrito de Bragança”, explicou.
Já o Comandante da PSP, Rui Rocha e Silva, responsável pelo policiamento das cidades de Bragança e Mirandela, indica que “no plano municipal, Bragança e Mirandela mantêm-se como os concelhos com maior número de participações, registando, respetivamente, 1.012 e 593 ocorrências”.
“Importa, contudo, sublinhar que o concelho de Bragança registou uma redução no número de crimes, evidenciando uma evolução favorável. Já em Mirandela, apesar do ligeiro aumento observado, a situação encontra-se já sob acompanhamento através do reforço da presença policial e intensificado as ações de patrulhamento e contacto com a comunidade.
É ainda de salientar que o distrito de Bragança foi, em 2024, o território com menor número de crimes participados a nível nacional. Este dado, para além de estatisticamente relevante, consubstancia uma prova inequívoca do clima de segurança e paz social que se vive na região, tornando Bragança uma referência nacional em matéria de segurança pública”, frisou.