Mogadouro

Agricultores marcham de trator para a fronteira de Bemposta

Publicado por Glória Lopes/Francisco Pinto em Qui, 2024-02-01 12:46

Mais de 90 tratores e diversas carrinhas estão em marcha lenta na Estrada Nacional 221 a caminho da fronteira de Bemposta, em Mogadouro, com o objetivo de condicionar esta entrada em Portugal “como forma de protesto”, referiu uma fonte da organização da manifestação que está a decorrer em várias zonas do país.

Os agricultores concentraram-se em Mogadouro, cerca das 7h00, em frente ao pavilhão multiusos e depois disso circularam em marcha lenta pela vila, e fizeram uma paragem simbólica no nó do IC5, em Mogadouro.

José Duarte, em representação do Movimento Cívil Agricultores de Portugal, explicou ao Mensageiro que a mobilização "excedeu as expectativas" e que a maioria dos agricultores se concentraram em Mogadouro, mas outros estão nas fronteiras. "Está a chegar gente de outros concelhos, como Alfândega da Fé e Moncorvo. Esta um ajuntamento grande, os agricultores estão concentrados e vão circularem marcha lenta o que bloqueia o centro da vila", explicou José Duarte.

Também na fronteira de Barca D'Alva, no distrito da Guarda, estão dezenas de agricultores.

A porta-voz dos agricultores de Trás-os-Montes, Douro e Minho do Movimento Civil Agricultores de Portugal referiu que a manifestação surge em resposta ao autismo do Governo e das confederações pelos problemas do setor. “É um movimento totalmente espontâneo”, afirmou Ana Rita Bivar.

Na região de Trás-os-Montes, a responsável indicou que há protestos em Barca d’Alva, Freixo de Espada à Cinta, Bemposta, Miranda do Douro.

Assinaturas MDB