A opinião de ...

Rastreio ao cancro oral em Macedo do Mato

A Freguesia de Macedo do Mato, concelho de Bragança, conheceu, no passado dia 12/03/2015, Domingo, um dia diferente.
Com efeito, promovida pela Delegação de Bragança, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em colaboração com a Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar e com o patrocínio da Junta de Freguesia local, teve lugar naquela freguesia uma ação inédita de Consultas de Diagnóstico Precoce de Cancro Oral.
Depois de devidamente publicitada pelas três aldeias da freguesia, Macedo do Mato, Frieira e Sanceriz, cuja autarquia local disponibilizou transporte gratuito para que quem estivesse interessado se deslocasse à sede, onde decorreram as consultas, esta atividade constitui um verdadeiro sucesso.
Independentemente do número de residentes que foram observados, gratuitamente, pelas equipas médicas presentes, quatro dezenas, fica na memória das gentes locais, a postura de todas as pessoas voluntariamente envolvidas, que participaram nesta ação de autêntico e desinteressado voluntariado.
Tratou-se, com efeito, de uma grande manifestação de altruísmo, sobretudo por parte das equipas técnicas especializadas, que se deslocaram de vários pontos do norte do país, até àquele meio rural do interior nordestino, para ajudar a compreender que o verdadeiro segredo da vida é estar atento aos outros, sobretudo aqueles que mais precisam, ajudando e criando pontes que aproximem e unam, expressão de amor ao próximo e de encontro na partilha da própria vida que potencia o bem estar e a alegria.
Não obstante o espírito de humanidade e voluntariado inequívoco, sempre demonstrado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, nesta região nordestina, representada pela Delegação de Bragança, e Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar – Porto, importa salientar o empenho da Junta de Freguesia de Macedo de Mato, desde a primeira hora, para levar por diante, com sucesso, a realização deste rastreio, junto das populações que representa.
Tendo esta ação, que envolveu cerca de uma dezena de pessoas ligadas à saúde, decorrido durante a manhã, o encerramento e avaliação teve lugar durante um almoço de convívio e confraternização, cuja ementa contemplou o prato típico da região, Butelo com Casulas, iguaria desconhecida de alguns dos presentes, mas que muito apreciaram.
No final da refeição, tiveram lugar os habituais discursos de circunstância, destacando-se os proferidos pelo coordenador, da Delegação de Bragança, da Liga Portuguesa contra o Cancro, António Machado, pelo presidente da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar, Leite Moreira, pelo coordenador Nacional do Centro de Formação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Renato Martins, tendo encerrado a sessão, o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Crisóstomo. Todos os oradores enalteceram o valor das atividades deste género, bem como o sentido da afetividade, do voluntariado e da importância da colaboração institucional positiva e eficiente. Após o repasto, foi proporcionada aos voluntários uma visita à histórica aldeia de Frieira, onde puderam contactar e observar de perto o património histórico e natural, com especial destaque para a visita ao moinho de água, que ainda funciona.
Por aquilo que foi possível constatar, as instituições envolvidas estão disponíveis para, na medida do possível, prestar este tipo de serviços, sobretudo a pessoas carenciadas, residentes em lugares onde os tratamentos neste domínio têm mais dificuldade em chegar.

Edição
3521

Assinaturas MDB