Cornucópia de dúvidas?
Os ziguezagues de António Costa, após a apresentação da cornucópia de milhões em oito medidas destinadas às populações atingidas pela crise, continuam a suscitar uma avalanche de dúvidas, a desassossegarem as pessoas cada vez mais amedrontadas ante a persistência da guerra na Ucrânia, o aumento da inflação e perspectivas do desenfreado galope do custo da energia.
Um parvo deputado laranja, há anos entendeu ofender a denominada geração grisalha a qual depositou a partir daí a maioria dos votos na redoma socialista e, nesta altura o primeiro-ministro e ajudantes tentam acalmá-los a todo custo, pois a redita cornucópia ficou reduzida a cacos e porque depressa se verificou não passar de um conto mal contado ao arrepio da beatitude das Mil e Uma Noites do entretenimento das longas madrugadas invernais da Arábia desprovida da luz vinda das jazidas de petróleo exploradas a partir do século XIX. A gaguez do naipe de instrumentistas cor-de-rosa, recorda os cauteleiros Guedes e Toilas vendedores de ilusões na Praça da Sé de Bragança, ao serem apelidados de tumbas pelos clientes habituais, a mais uma vez o vigésimo estar branco, ficando a terminação para os compradores dos dias de feira.
Agora, os grisalhos e os carecas estão mais velhos, acrescentados pelo natural aumento dos colegas de recordações aumentadas nos bancos dos jardins e esporádicas suecadas de escárnio e maldizer para lá da audição das charamelas televisivas. E, António Costa receia o avolumar das ditas dúvidas a partir de 2024.
As tubas da propaganda não vencem a realidade espelhada nos supermercados, em risco de perderem o super a mau favor do estanco de outros tempos de generalizada míngua, pois as gazetas advertem para os dois milhões de pobres a engordarem desânimos, ressentimentos, doenças, dor e morte (atente-se nas estatísticas).
Sim, posso ser apelidado de catastrofista, de maníaco do pessimismo, contraponho os fabulosos lucros das petrolíferas, da banca e farmacêuticas, o abastardamento da classe média, a eclosão exponencial da caridade discreta ou envergonhada pairando nos céus, os balões do truque negado a sapatos juntos, porém os pés estão enrugados.