Freixo de Espada à Cinta

Sorteio com palacete de prémio rende mais de 51 mil euros

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2024-04-11 09:33

Anda hoje à roda o sorteio dos 95 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta (AHBFEC), que tem como primeiro prémio uma casa apalaçada localizada na aldeia de Ligares. Segundo o presidente daquela associação, Edgar Gata, foram vendidas 10350 rifas e apurada uma receita de 51950 euros. “O sorteio vai realizar-se uma vez que foi apurado o valor mínimo definido para que avançasse, ou seja 50 mil euros, que foi ultrapassado”, explicou Edgar Gata ao Mensageiro.
O palacete, construído início do século XX, está na posse dos bombeiros porque lhes foi deixado em testamento por uma benemérita da aldeia de Ligares, Veneranda Martins, que pretendia que ali fosse construído um museu. Face à falta de verbas da associação para concretizar esse objetivo e recuperar o imóvel e depois de uma intenção de venda da casa, em 2021, travada pela população da aldeia que desejava que o palacete fosse recuperado e criado um museu, a Associação Humanitária decidiu sortear a casa. Como não foi encontrada nenhuma forma de recuperar o imóvel, que sem uso começa a degradar-se e a ter problemas estruturais ao nível do telhado, uma vez que AHBFEC não tem capacidade económica para fazer obras, os bombeiros lançaram o sorteio em fevereiro de 2023. Em novembro passado a direção ainda colocou a hipótese de retirar o imóvel dos prémios por não terem conseguido vender o mínimo de 50 mil euros em rifas, tal como estava estipulado no regulamento.
Nessa altura a venda das rifas (cada uma a cinco euros), até à data estipulada, tinha ficado entre os 35 e os 36 mil euros. Foi, então, decidido prolongar o prazo do sorteio até 15 de março de 2024, com a promessa de “divulgar com mais força a iniciativa”, indicou Edgar Gata nessa altura.
Desta vez o valor foi apurado e a casa vai mesmo ser entregue ao vencedor.
Além do imóvel de Ligares (1º prémio), os restantes prémios são uma estadia de seis dias em Freixo de Espada à Cinta (2º prémio) e quatro dúzias de garrafas de vinho deste concelho (3º prémio).

Assinaturas MDB