Nordeste Transmontano

Jorge Fidalgo eleito presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes

Publicado por António G. Rodrigues em Seg, 2021-10-25 20:11

O presidente da Câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo, foi esta tarde eleito presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM TTM), sucedendo, no cargo, a Artur Nunes.

Pedro Lima, presidente da Câmara de Vila Flor, e Luís Fernandes, presidente da Câmara de Vinhais, são primeiro e segundo vice-presidentes, respetivamente.

A lista, única, foi proposta pelo presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, que conduziu os trabalhos.

“Foi uma eleição normal, o PSD tinha maioria, fui a pessoa escolhida e constituiu-se uma presidência”, comentou Jorge Fidalgo, em declarações ao Mensageiro de Bragança.

A lista proposta reuniu seis votos positivos e três brancos (previsivelmente de Júlia Rodrigues, de Mirandela, Benjamim Rodrigues, de Macedo, e Eduardo Tavares, de Alfândega).

Jorge Fidalgo espera, para já, “uma boa representatividade do território e representar todos os nove municípios e defender os interesses do território, conseguir o máximo de investimento”.

“Serei apenas o porta-voz dos outros colegas. Serei apenas um dos nove. A minha posição será a posição da CIM”, garantiu.

Quanto às competências que os municípios irão receber no próximo ano em áreas como educação, saúde ou transportes, Jorge Fidalgo diz que “é um processo que está em andamento”.

“Tem de ser analisado, verificar quais as competências que os municípios consideram delegar na CIM. É um processo normal de trabalho, com uma articulação muito estreita entre presidência e secretariado executivo”, frisou.

Será, também, proposta a manutenção do mesmo secretariado executivo, com Rui Caseiro e Manuel Miranda.

Assinaturas MDB