Estrelas Brigantinas travadas em casa por apenas dois pontos (com galeria)
A equipa sénior das Estrelas Brigantinas perdeu, este sábado, na receção aos estudantes vila-realenses da Associação Académica da UTAD, por 89-91, no cumprimento da 3.ª jornada da Série Norte C do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Basquetebol Masculina.
A formação brigantina, orientada por Nuno Lopes, averbou, deste modo, a sua primeira derrota na competição, numa partida em que, apesar do equilíbrio, venceu apenas um dos quatro períodos: 21-25, 20-26, 29-16 e 19-24.
No rescaldo da animada partida, o treinador das Estrelas Brigantinas, Nuno Lopes, considerou que a inexperiência dos seus jogadores teve um papel fundamental no desfecho da partida. “Nunca é bom perder, mas perder o jogo nos últimos segundos é terrível. Não nos podemos esquecer que perdemos contra a equipa que venceu esta Série na época passada, enquanto somos ainda uns novatos nestas andanças. A falta de experiência da nossa equipa, tendo apenas um jogador com experiência sénior, torna-se evidente na gestão de jogo e em alguma falta de tranquilidade. É importante aprender com estas lições".
“Devemos compreender que perder para os atuais campeões desta série, apenas por dois pontos, já é um feito relevante. O nosso desempenho na época de estreia supera as expetativas, alcançando resultados e exibições que à partida poderiam parecer impensáveis. Tentaremos melhorar e vencer já o próximo jogo em casa,” sublinhou o técnico da formação brigantina.
Já Carlos Areias, treinador da AAUTAD, elogiou o comportamento das Estrelas Brigantinas e enfatizou a importância de ter uma equipa sénior em Bragança. “A equipa das Estrelas Brigantinas, à semelhança do que a AAUTAD fez no ano passado, surpreende ao apresentar um nível bastante elevado na sua época de estreia. Quero dar os parabéns às Estrelas porque faz falta ao basquetebol nacional uma equipa em Bragança. Nós, na AAUTAD, desempenhamos o nosso papel em Vila Real numa modalidade já disseminada por todo o país, e é ótimo que Bragança esteja incluída”.
Quanto ao jogo, Carlos Areias avaliou a partida como equilibrada e com incerteza até ao final. “Este foi um jogo que ofereceu um grande espetáculo à modalidade, com incerteza no resultado e jogadores talentosos. A vitória seria justa para qualquer das equipas, mas acabou por ganhar a equipa que errou menos. As Estrelas Brigantinas apresentaram uma equipa muito competitiva que valorizou o nosso triunfo. Estamos muito felizes por conquistar a terceira vitória consecutiva, mas é apenas mais um jogo e para a semana há mais. O objetivo para esta temporada é igualar o feito da época passada, ou seja, garantir a qualificação para a segunda fase”.
Com este desfecho, as Estrelas Brigantinas descem para o quarto lugar da Série Norte C, com 5 pontos, empatadas pontualmente com o Mirandela BC, enquanto a AAUTAD partilha a liderança da série com o Guifões, ambos com 6 pontos.
Na próxima jornada, marcada para o dia 4 de novembro, as Estrelas recebem o Paredes Basket, enquanto no mesmo dia o Mirandela BC visita o CB Penafiel.
Fotos: Guilherme Moutinho