FUTEBOL

Paulo Afonso é reeleito presidente dos canarinhos para o biénio 2023-2025 (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2023-05-06 11:47

Paulo Afonso foi reeleito como presidente do Grupo Desportivo de Bragança para o biénio 2023–2025 durante o ato eleitoral que ocorreu, esta sexta-feira, no Auditório da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo.

Antes da eleição, as contas do clube foram aprovadas por maioria, com apenas três abstenções registadas. O emblema canarinho apresenta, atualmente, uma dívida de 12 740,17 euros, sendo que a Direção liderada por Paulo Afonso conseguiu regularizar 84 514,21 euros da dívida total de 97 254,38 euros encontrada no início do mandato.

"O saldo é muito positivo para o clube, tendo em conta que assumimos a liderança do mesmo em pleno período de pandemia, sem público e sem receitas. Conseguimos colocar a formação a funcionar na sua plenitude, representando um excelente trabalho. Este não é um resultado conseguido ao acaso, foi possível graças ao envolvimento de pessoas credíveis e que amam o clube. A experiência adquirida ajuda-nos a encarar a nova época com otimismo e a identificar áreas em que podemos melhorar," avaliou Paulo Afonso.

Durante o ato eleitoral, 54 sócios participaram da votação para a presidência do Grupo Desportivo de Bragança para o biénio 2023–2025. Dos votos válidos, 51 foram para a única lista disponível, sendo que dois votos foram nulos e um em branco.

O presidente reeleito do GD Bragança considera fundamental a participação dos sócios para dar a conhecer o trabalho realizado e as dificuldades encontradas. "Gostaria de ter mais sócios presentes nesta Assembleia Geral. É fundamental que as pessoas que falam do clube tenham conhecimento suficiente para poderem emitir opiniões válidas. É importante que as pessoas conheçam a realidade do clube e não esperem por resultados negativos para o criticar. A participação ativa dos sócios é crucial para o sucesso do clube."

Paulo Afonso acredita que a criação de novas fontes de rendimento é fundamental para o clube, e isso pode ser alcançado por meio de acordos com entidades locais, como o IPB, e a introdução de novas modalidades. O empresário brigantino salientou a importância de um plano financeiro para garantir a sustentabilidade dessas iniciativas. “A ideia do calendário de receitas é algo que projetamos para rentabilizar as atividades do clube,” acrescentando que “o padel seria uma modalidade muito interessante para integrar no clube, uma vez que existem condições favoráveis para avançar. Ambicionamos uma parceria com o IPB, no entanto, esta decisão não depende exclusivamente do GD Bragança. Ainda não temos nada em concreto, mas é algo que esperamos concretizar ao longo dos próximos dois anos.”

Em termos desportivos, o GD Bragança regressou às competições distritais, mas Paulo Afonso encara a nova época com otimismo, afirmando que não é necessária uma revolução no plantel. “O clube tem uma base sólida de jogadores, dos quais manteremos vários da época anterior e reforçaremos com atletas das camadas jovens”.

O processo de seleção do novo treinador deve ter novidades em breve, sendo que o perfil já foi definido. “Quanto à equipa técnica, trataremos do processo o mais rapidamente possível. Procuramos um treinador que lidere a equipa na temporada do Campeonato Distrital e possa continuar connosco nas épocas seguintes”.

Paulo Afonso concluiu a sessão com uma homenagem emocionada, agraciando o diretor-desportivo Tony Afonso, a diretora Bela Veloso, o tesoureiro André Veloso e o técnico Beto Antas, apelidado "bombeiro de serviço", pelos serviços ao clube.

Eis os órgãos sociais do clube eleitos:

Assembleia Geral – Presidente, Raúl Fernandes; vice-presidente, José Afonso; secretários, José Esteves e Paulo Gonçalves.

Direção – Presidente, Paulo Afonso; vice-presidentes, Rui Martins, Paulo Exposto e Ricardo Miranda; tesoureiro, André Veloso; secretário, Domingos Veleda.

Conselho Fiscal – Presidente, David Fernandes; relator, Adélia Veloso; secretário, Nuno Serrano; suplentes, António Lombo e Nuno Afonso.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB