Município cria equipa de sapadores de rio para guardar e recuperar as ribeiras
A ribeira em Freixiel, no concelho de Vila Flor, beneficiou de um projeto de requalificação e recuperação ambiental que “permitiu devolver a vida” a 30 quilómetros do leito do curso de água, afirmou a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Fonseca, à margem da inauguração na passada sexta-feira.
Para recuperar esta ribeira, os seus ecossistemas e as margens foram investidos 800 mil euros que permitiram “renaturalizar” uma parte da ribeira, acrescentou a ministra. “É um projeto importantíssimo. Foi aqui que começámos e queremos continuar. Queremos recuperar todas as ribeiras do concelho. Aqui foram 30 km, mas temos muitos mais. A nossa ideia é estabelecer equipas de sapadores que façam a manutenção do trabalho que aqui foi feito e que deem continuidade ao nosso trabalho de recuperação das ribeiras”, adiantou o presidente da Câmara de Vila Flor, Pedro Lima.
O município vai avançar com a criação de uma equipa de cinco sapadores, que já começaram a trabalhar. “Temos duas equipas de sapadores florestais que já têm experiência na recuperação de rios e ribeira, mas é diferente. Um sapador florestal está habituado a fazer uma limpeza continua, limpar faixas de combustível, mas um sapador de rio tem de identificar as espécies que são endógenas e as invasoras, que devem ser retiradas. Esta formação já foi ministrada aos nossos 10 sapadores florestais. Na primeira fase não vamos contratar. Vamos ter um sistema híbrido, em que os sapadores florestais vão ser sapadores de rios”, referiu o autarca.
A ideia é quando se chegar aos 100 quilómetros de ribeiras recuperadas em Vila Flor se constituir uma equipa de sapadores de rio, uma espécie de guarda-rios, para trabalhar a tempo inteiro. “A este ritmo e se o financiamento chegar em dois ou três anos chegaremos a essa meta”, prometeu Pedro Lima.
A câmara assinou um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente onde se compromete a manter a ribeira de Freixiel limpa e o Estado faculta apoio técnico, logístico e financeiro.