FUTEBOL

Mirandela aponta “erros grosseiros” ao árbitro na derrota em Pevidém

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2023-11-08 12:42

O Sport Clube Mirandela averbou a terceira derrota no Campeonato de Portugal, no passado domingo, em Pevidém, por 2-1, depois de ter ido para intervalo a vencer por 1-0, com um golo “monumental” apontado por Diego Parini, aos 16 minutos da partida a contar para a nona jornada.

No segundo tempo, veio a reviravolta com o primeiro golo dos locais a ser apontado na marcação de uma grande penalidade, muito contestada pelo Mirandela, e Marna fixou o resultado final aos 75 minutos.

Mais queixas dos alvinegros aconteceram já na compensação, quando o árbitro não assinalou “uma infracção claríssima”, dentro da área, perdoando uma grande penalidade que poderia dar o empate ao Mirandela, afirma o treinador dos nordestinos.

André Irulegui não contém a sua indignação. Apesar de sublinhar que não gosta de justificar derrotas com erros de arbitragem, André Irulegui entende que nesta partida, o resultado foi claramente influenciado por dois erros do árbitro que, no seu entender, prejudicaram o SCM. “Não gosto nunca de, depois de uma derrota, falar de arbitragens, temos que assumir quando perdemos, mas esta arbitragem e em particular em dois momentos muito decisivos de um penalti contra nós, na segunda parte, e no final do jogo um penalti a favor, que claramente fizemos questão até de colocarmos as imagens, é um penalti claro, que não há dúvida, não necessitava de VAR, e ele não apita”, lamenta.

“Isto é um campeonato muito duro, muito difícil, uma briga grande pelos pontos, e isto derruba uma semana inteira de trabalho exaustivo, os jogadores dão o melhor deles nos treinos, nos jogos, mas isto abate uma equipe, é muito difícil superar esse tipo de situação”, adianta.

Ainda assim, o treinador do Mirandela não rejeita as responsabilidades da derrota, porque André Irulegui entende que não pode exigir mais dos seus jogadores. “Não posso exigir, nem em empenho, nem na luta. Os meus jogadores têm dado o máximo, eles estão se superando fisicamente, inclusive. Há coisas para acertar, mas que são de responsabilidade do treinador, não é do empenho e da luta dos meus jogadores”, ressalva.

No entanto, o foco agora é o jogo de domingo, em casa com o Vilar de Perdizes. “André Irulegui diz que o encontro será encarado como “uma autêntica final”, até porque já deu para perceber da dificuldade que é conquistar pontos nesta prova. “Nós temos que superar, digo sempre que temos 24 horas para lamber as feridas, não há tempo para reclamar, para descansar, este campeonato vai ser uma briga constante pelos pontos até o final, são equipas muito equilibradas, perto se ganha em qualquer lado, e pela paragem que vem aí, após o Vilar de Perdizes, é fundamental que a gente domingo vença”, afirma.

Os alvinegros seguem no quinto lugar com 12 pontos, enquanto o próximo adversário está no oitavo lugar, mas apenas com menos um ponto do que os mirandelenses.

 

Ficha de Jogo

 

Pevidém 2

Mirandela 1

 

Pevidém André Preto, Lima Pereira, Tiago Vieira, Carlos Rocha, André Alves (Luís Filipe, 45+2), Chico (Otávio, 84), Pedrinho, Serginho (André Ramalho, 78), Marna, Rashid (Araki, 63), Guilherme Pio (Atsushi, 78)

 

Treinador: André Brito

 

Mirandela Pantera, Gianluca, Marcos Pereira (Kamara, 65), Chico, Pedrinho, Diego Parini (Alex Machado, 73), Maki, Salvador, Katurra (Ebrima, 65), Afonso, Pedro Vergueiro (Idé, 76)

 

Treinador: André Irulegui

 

Local: Parque de Jogos Albano Martins Coelho Lima, em Pevidém (Guimarães)

Árbitro: João Matos (AF Viana do Castelo)

Ao Intervalo: 0-1 Golos: Diego Parini (16), Guilherme Pio (50 GP) e Marna (75)

Amarelo: Pedrinho (25), Marcos (34), Rashid (42), Gianluca (42), Luís Filipe (51), Katurra (59), Otávio (88) Maki (90+6)

 

Assinaturas MDB