Meia Maratona das Cantarinhas assume-se como referência da Zona Norte (com galeria)
A Sala de Atos do Teatro Municipal de Bragança acolheu, nesta terça-feira, a Apresentação Pública da 3.ª edição da Meia Maratona das Cantarinhas, um evento de atletismo já considerado de referência, que terá lugar no próximo dia 12 de maio.
As inscrições já estão abertas desde 17 de dezembro de 2023, numa prova que integra diferentes percursos e distâncias (21 km, 10 km, 5 km, Corridas Jovens e Caminhada), estando aberta a todos os atletas federados e não federados, com partida e chegada na Praça do Município, percorrendo algumas das principais artérias da cidade de Bragança.
Este ano, a prova, que apresenta 10.000 euros em prémios, conta com algumas novidades, destacando-se a Expo Meia Maratona das Cantarinhas, a Meta Volante Ageas (com prémios de 500 euros em combustível), a camisola alusiva e o produto regional típico.
A presidente do GCB, Adélia Sendas, não esconde a ambição de tornar ainda maior um evento desportivo que já deixou a sua marca no atletismo local e até nacional. “Esta é a terceira edição do evento, que assume o seu papel como referência, sendo o maior evento desportivo do distrito de Bragança e um dos maiores de toda a Zona Norte”.
A Meia Maratona das Cantarinhas é considerada uma festa do atletismo, e Adélia Sendas destaca que este evento é verdadeiramente para todos. “A inclusão é uma parte fundamental da Meia Maratona, onde mantemos a corrida de cadeira de rodas e, nesta edição, temos pela primeira vez a participação de um atleta invisual na prova. Não se trata apenas de falar sobre inclusão, mas sim de colocar os valores em prática,” acrescentando que “no ano passado, tivemos cerca de 600 crianças, das quais 300 eram benjamins (6 a 10 anos), e a intenção é preservar este espírito.”
Em 2023, a prova contou com 1872 inscritos, e Adélia Sendas via com bons olhos igualar esses números. “A nossa ambição é manter os números da edição anterior e, se possível, ultrapassá-los, mas o nosso objetivo será superar os 1500 participantes”.
A organização do evento conta com o apoio do Município de Bragança, que reforçou o seu papel com um investimento de 45 mil euros. Para o vereador Miguel Abrunhosa, esta é uma iniciativa de forte impacto na região. “A Meia Maratona das Cantarinhas é um evento de extrema importância na estratégia do Município para dinamizar a economia e promover o turismo. Nesta edição, acreditamos que vamos igualar ou até ultrapassar os números das edições anteriores, com mais de 1800 inscritos, tornando-o assim uma referência regional e nacional.”
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)
Fotos: Guilherme Moutinho