Nordeste Transmontano

Fundação CA financia formação para 35 famílias de acolhimento

Publicado por . em Qui, 2023-01-26 10:44

São 35 as famílias de acolhimento de idosos e adultos com deficiência, dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vinhais, que vão beneficiar de um apoio direto da Fundação Crédito Agrícola do Alto Douro, para financiar o projeto de formação específica, na área da Saúde, implementado pela Unidade Local de Saúde do Nordeste.

Este projeto apresenta um investimento de 25 mil euros e tem a duração de um ano.

A formação prevista, ministrada por um profissional da Saúde qualificado, vai incidir ao nível “Academia Familiar - Projeto de literacia para famílias de Acolhimento de idosos e Adultos com Deficiência”.

Trata-se da aplicação de competência da higiene (incluindo a higiene oral), alimentação, posicionamentos e levante dos idosos com alguma falta de mobilidade, prevenção de úlceras de pressão, afetividade/espiritualidade, do luto, de acordo com as necessidades específicas de cada família e, de forma, a proporcionar um bem-estar biopsicossocial àqueles que são acolhidos.

Seguindo a abordagem já planeada, na primeira fase o projeto vais ser explicado às famílias que queiram estabelecer contrato de intervenção. Seguem-se as ações de formação, no domicílio das famílias a intervencionar, que vão receber quatro visitas mensais, durante nove meses.

As famílias vão ainda contar com o apoio de uma agenda temática, “Agenda do Cuidador” de prevenção e de promoção da saúde, contendo tópicos que as podem ajudar nas suas tarefas diárias.

No final de cada intervenção as famílias de acolhimento têm a oportunidade de avaliar o impacto do projeto, assim como os benefícios nos idosos.

Está previsto o recrutamento de um enfermeiro para a dinamização do projeto, que atuará em estreita ligação com as equipas das Unidades de Cuidados na Comunidade dos Centros de Saúde dos Municípios envolvidos. O diretor da ULS Nordeste, Carlos Vaz, salientou que “a preparação, o conhecimento, a formação do cuidador é imprescindível na prevenção da saúde e pode evitar muitos internamentos e meses de cuidados em contexto hospitalar”.

Foi a Fundação CA que procurou esta parceria: “Verificamos que as Famílias de Acolhimento nem sempre têm formação na área da saúde, que tem enorme complexidade, tratar, mobilizar e até apoiar do ponto de vista emocional o idoso ou portador de deficiência. É uma área muito delicada e muito desafiante, por isso sentimos a necessidade e a importância de apoiar os cuidadores”, explica Cândida Braz, presidente da Fundação CA.

Assinaturas MDB