FUTEBOL FORMAÇÃO

FCMA 'A' celebra conquista do título distrital de Infantis com goleada (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Qui, 2023-06-08 18:27

O Futebol Clube Mãe d'Água 'A' sagrou-se, esta quinta-feira, Campeão Distrital de Infantis ao vencer de forma categórica o FC Leão Negro por 10-0, no jogo da nona e penúltima jornada da Fase de Campeão da competição de Sub-13.

Para confirmar o título, a equipa tricolor beneficiou da derrota do GD Bragança, que ocupava a segunda posição, no reduto da Escola Crescer por 2-0.

No jogo realizado no Campo do CEE, o Futebol Clube Mãe d'Água 'A' mostrou-se criterioso nas movimentações ofensivas e foi com naturalidade que garantiu uma goleada expressiva sobre o FC Leão Negro.

O primeiro golo da partida surgiu aos 4 minutos, por um remate de meia-distância de João Faiões.

Aos 18 minutos, Tomás Santos subiu à área e desviou de cabeça um pontapé de canto cobrado por Faiões.

A forte toada ofensiva do FCMA 'A' parecia imparável e, aos 20 minutos, Faiões, em velocidade, não mostrou piedade no ‘um para um’ com o guardião Guilherme Soeiro.

Já nos descontos do primeiro tempo, Freitas marcou um “golo de bandeira” merecedor dos aplausos do público presente.

No regresso dos balneários, a equipa da casa não abrandou o ritmo e, aos 39 minutos, Freitas bisou após um passe de Faiões.

Cinco minutos depois, Dylan rematou à entrada da área e marcou o sexto golo da partida.

Sem tempo para respirar, ainda ao minuto 44, Faiões completou o seu 'hat-trick'.

Aos 49 minutos, o defesa Tomás Santos marcou o segundo da conta pessoal, após um canto batido por Faiões.

O marcador ficaria fechado com mais dois golos de Freitas, aos 53 e 60 minutos, mostrando toda a sua qualidade finalizadora.

Após o término da partida e com a confirmação da derrota do Bragança, no Campo do IPB, os jogadores orientados por Daniel Romeu deram início às efusivas celebrações pela conquista do título distrital.

Nas declarações finais, Daniel Romeu, treinador do FCMA 'A', não escondeu a sua felicidade pelo feito alcançado. “Este sucesso é fruto do trabalho, combinando a qualidade dos jogadores que tenho o prazer de treinar e ver jogar, a qualidade deles é que faz a diferença. Como disse na “roda” se fiz deles melhores jogadores, eles fizeram-me melhor treinador. Gostaria de destacar a maneira como trabalharam e defenderam o clube ao longo da época. Sentimos que merecemos esta conquista e este era o sentimento vivido no balneário, acredito que esta temporada houve justiça no vencedor desta competição distrital.”

Apesar de ainda faltar uma jornada por disputar, Daniel Romeu aceitou o desafio de fazer um balanço da temporada. “Não foi uma temporada fácil e isso é provado pelo facto de sermos campeões apenas a uma jornada do fim da Fase de Campeão. Houve equilíbrio entre os três candidatos da nossa série e o detalhe acabou por fazer a diferença”.

Para Flávio Rainho, treinador do FC Leão Negro, as dificuldades esperadas foram completamente confirmadas. “Já sabíamos que ia ser um jogo complicado, tendo em conta a superior qualidade da equipa do FCMA ‘A’. A classificação, o jogo e o resultado falam por si, já esperávamos uma discrepância no resultado, mas o que levamos daqui é uma aprendizagem. Os miúdos não gostam de perder, tal como o treinador, mas é contra os melhores que aprendemos e há que levantar a cabeça e trabalhar para melhorar. O que exijo aos meus jogadores não é vitórias, mas sim dedicação e empenho. O que conta é dar o seu melhor”.

A uma jornada do término da competição sub-13, o FCMA ‘A’ festeja o título de campeão distrital de infantis, totalizando 24 pontos, nas 9 partidas disputadas.

Na próxima e última jornada, agendada para a próxima quarta-feira, o FCMA 'A' desloca-se ao reduto da ADSP Vale Conde 'A', enquanto o, agora, segundo classificado Escola Crescer 'C' enfrenta o FC Leão Negro. O Bragança recebe o Mirandela 'C', alimentando o sonho de regressar ao segundo lugar, mas depende que a Escola Crescer 'C' perca pontos na sua deslocação a Vila Flor.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB