Eleições europeias têm listas digitais que permitem votar em qualquer mesa de voto
Este ano, pela primeira vez, estarão disponibilizadas listas digitais que permitem votar em qualquer mesa do país nas eleições europeias, marcadas para 9 de junho. Esta é uma das informações transmitidas no Roadshow: Eleições Europeias 2024, que passou por Bragança, na passada quinta-feira, 21.
As europeias são eleições que influenciam a vida de 447 milhões de habitantes de 27 países estados-membros da UE, o que representa 6% da população mundial.
A cidade de Bragança foi a segunda do país a receber o roadshow que tem a missão de divulgar informação sobre o acto eleitoral para o Parlamento Europeu, e para esse efeito dispõe de um espaço equipado com diversos materiais informativos, como painéis, dinâmicas digitais e dinâmicas de jogos de Educação Não Formal, transversal e acessível a todos que procuram um maior esclarecimento acerca das oportunidades europeias e aprofundar o seu conhecimento acerca do projeto europeu e dos seus valores.
“É uma forma de sensibilizar os jovens para estas eleições. Explicar quem é eleito no Parlamento Europeu, quantos eurodeputados portugueses serão eleitos, explicar o recenseamento, a importância dos valores da União Europeu e dos seus órgãos: Parlamento e Comissão Europeia. Como são tomadas as decisões e como são importantes para o nosso dia a dia”, referiu Sara Monteiro, da Agência Nacional Juventude e Erasmus +.
A importância de votar na Europeias é uma das informações mais sublinhadas pelo Roadshow por ser um momento único para decidir sobre o futuro da União Europeia. O resultado das eleições europeias tem um impacto sobre um grande número de pessoas. O Roadshow 2024 da Agência Nacional vai percorrer os 18 distritos de Portugal Continental, até 19 de abril, e visa a disseminação de informação útil aos jovens e apelando à ação e consciencialização para a importância de fazer ouvir a sua voz e votar.