CAB alcança o quinto lugar em juvenis no 10.º AMB Volleyball Cup
O Clube Académico de Bragança marcou presença, entre os dias 5 e 11 de julho, em Espinho, no AMB Volleyball Cup, competição reconhecida como o maior torneio de voleibol jovem da Europa e o segundo maior do mundo.
O torneio, organizado pela academia de Miguel Maia e João Brenha, contou com a participação de cerca de 6000 participantes, de 532 equipas e 121 clubes, nacionais e internacionais.
A comitiva do Clube Académico de Bragança integrou 55 atletas, para competir nos escalões de minis, infantis, iniciados e juvenis. Em destaque, esteve a equipa de juvenis que acabou a competição em quinto lugar.
Pedro Jacinto, treinador da modalidade no CAB, não escondeu a satisfação pela participação na 10.ª edição da prova. "Foi uma experiência incrível no maior AMB de sempre, onde marcámos presença com a maior comitiva de sempre, participámos com 5 equipas a realizar dois jogos por dia. Foi muito cansativo, mas único, pelo empenho, pelos resultados alcançados, pelo espírito de grupo reforçado e pela cultura de voleibol que conseguimos imprimir. Conseguimos desfrutar de algo semelhante a uma época desportiva em apenas uma semana."
O técnico do clube brigantino salientou o contributo desta competição para o desenvolvimento das suas atletas. "O crescimento foi notório em todos os escalões, a evolução foi enorme, numa semana extraordinária que da qual regressamos mais forte desportiva, social e culturalmente."
Uma prova desta dimensão acarreta uma carga logística enorme, mas Pedro Jacinto acredita que o esforço foi compensado. "Um evento desta dimensão, com seis mil participantes, requer uma necessidade de organização superior. Com 5 equipas a participar, tivemos que nos adaptar e organizar, mas no final vencemos todos e foi uma enorme satisfação."
A AMB foi criada em 2010 pelos ex-atletas olímpicos Miguel Maia e João Brenha, tendo como objetivo principal captar crianças dos 6 aos 12 anos para o ensino e prática da modalidade de voleibol, nas vertentes indoor e voleibol de praia.
Foto: CAB