Atletas brigantinos somam pódios no maior evento de Kyokushin em Portugal (com galeria)
O distrito de Bragança esteve bem representado no maior evento de Kyokushin em Portugal, o Trofa Kyokushin International Tournament, que decorreu na Escola Secundária da Trofa no dia 8 de junho.
Os atletas do Smith Dojo, da cidade de Bragança, do Kyokushin-kan Karate-do Macedo de Cavaleiros, de Macedo de Cavaleiros, e do Tatakai Dojo, de Sendim, demonstraram um desempenho notável. Numa competição internacional que contou com a presença de cerca de 100 atletas, os representantes brigantinos somaram um total de 14 pódios nas modalidades de Kata (categoria técnica) e Kumite (categoria de combate).
Na modalidade de Kata, os medalhados foram: Bruna Reigadas (1.º lugar 12-14 anos feminino, Bragança), Bruna Vieira (2.º lugar 12-14 anos feminino, Macedo de Cavaleiros), Tomás Xavier (1.º lugar 12-14 anos masculino, Macedo de Cavaleiros), Vicente Pereira (2.º lugar 15-17 anos masculino, Bragança), Sara Pereira (1.º lugar seniores feminino, Bragança), Patrícia Marques (2.º lugar seniores feminino, Bragança) e Jorge Branco (1.º lugar seniores masculino, Bragança).
Na modalidade de Kumite, foram distinguidos: Júlio Ruiz (3.º lugar 10-11 anos masculino, Bragança), Inês Medeiros (1.º lugar 12-13 anos feminino, Macedo de Cavaleiros), José Pires (2.º lugar 12-13 anos masculino, Bragança), Bruna Reigadas (2.º lugar 14-15 anos feminino, Bragança), Clara Figueiras (3.º lugar 14-15 anos feminino, Macedo de Cavaleiros), Afonso Rito (1.º lugar 14-15 anos masculino, Bragança) e Duarte Ginjo (3.º lugar 16-17 anos masculino, Sendim).
A delegação contou com o Sensei Almir Smith como responsável máximo, acompanhado pelos Sensei Oscar Sanchez e Senpai Bruno Exposto. Os árbitros foram Diogo Pecegueiro e Madalena Vieira, e os orientadores dos competidores foram os Senpais Eric São Pedro e Milton Pereira. Também participaram as alunas Adriana Santos, Francisca Santos e Lara Sequeira, na categoria minis não competitivos, de Macedo de Cavaleiros. Os atletas Henrique Pereira e Martim Ribeiro, de Bragança, também fizeram parte da equipa em Kumite.
No rescaldo da competição, o Sensei Almir Smith elogiou o empenho de todos os atletas. "O desempenho da equipa, tanto a nível competitivo como marcialmente, foi exemplar, destacando-se pela atitude e postura dos seus membros. Este comportamento deixou uma excelente imagem do distrito e dos diversos Dojos participantes. Apesar do Karaté Kyokushin-kan ser um desporto individual do ponto de vista competitivo, todos os alunos comportaram-se como uma verdadeira equipa, demonstrando entreajuda e apoio mútuo ao longo da competição".
O Trofa Kyokushin International Tournament foi organizado pela Associação de Karaté do Porto, pela Associação Kyokushin do Ave e pela Câmara Municipal da Trofa.
Fotos: DR