Mirandela

Antiga estação ferroviária transformada em espaço de arte e cultura

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2024-09-26 09:59

Foram inauguradas, esta quarta-feira, as obras de requalificação da antiga estação da CP de Mirandela, um imóvel emblemático da cidade transmontana, construído em 1887, que tinha vindo a degradar-se, sobretudo, desde a desativação da linha do Tua, entre Mirandela e Bragança, em 1991.
137 anos depois da chegada do primeiro comboio a vapor ao interior de Trás-os-Montes, transportando, desde o Porto, a família real e as mais importantes figuras do governo, o icónico edifício, situado na zona nobre da cidade, “volta a ter a dignidade que merece”, refere a presidente da Câmara de Mirandela.
“Pelo peso histórico que a estação transmite a todos os mirandelenses, não podia ficar votada ao abandono, pelo que esta era uma obra prioritária”, sublinha Júlia Rodrigues, lembrando que só foi possível avançar para as obras de requalificação, em setembro de 2019, quando a câmara e a Infraestruturas de Portugal celebraram um contrato de comodato que garante o usufruto de edifícios e terrenos ao município por um período de 50 anos com o compromisso de realizar obras.
O investimento teve um custo aproximado de 2,5 milhões de euros, cofinanciado a 85 por cento pelo Programa Comunitário Norte 2020.

Assinaturas MDB