ATLETISMO

Alfândega da Fé recebe a Meia Maratona da Cereja este fim de semana

Publicado por . em Seg, 2023-05-29 16:02

No próximo domingo, 4 de junho, Alfândega da Fé recebe a 6.ª edição da Meia Maratona da Cereja. Incluída no projeto Running Place Alfândega da Fé, a Meia Maratona da Cereja é organizada pela Associação Recreativa Alfandeguense (ARA), em parceria com o Município de Alfândega da Fé, e envolve a colaboração da Associação de Atletismo de Bragança.

A prova de 21,1 km integra o calendário de provas da Associação de Atletismo de Bragança para a época 2022/2023, constituindo o Campeonato Distrital deMeia Maratona (em etapa única).

Este é um evento de atletismo de referência na região, umbilicalmente associado à “Festa da Cereja” há cerca de 4 décadas. Este ano conta com a Meia Maratona em percurso mais plano, partindo do Jardim Municipal, passando nos pomares de cereja e na barragem, percorrendo o planalto e a vila de Alfândega da Fé.

Estando inserida na Bio-Região Lagos do Sabor, o mote é assumir-se como a Meia Maratona mais sustentável. Neste sentido foi realizado um “plogging”, no passado dia 26 de maio, pelo percurso da prova, no qual os participantes recolheram lixo e detritos das bermas, ao mesmo tempo que caminharam e apreciaram as magníficas paisagens do território. Também os troféus vão ser produzidos em materiais ecológicos e a organização terá especial atenção aos materiais a utilizar durante a prova.

Esta é também a prova de atletismo mais deliciosa do país devido à cereja de Alfândega da Fé que faz parte dos vários reforços ao longo do percurso.

Em simultâneo com a Meia Maratona decorrem outras provas: a corrida de 10 km e as corridas para escalões jovens (dos 7 aos 17 anos). A iniciativa desportiva está aberta a atletas federados e não federados.

Assinaturas MDB