Água da freguesia de Mascarenhas com indicadores elevados de arsénio
As últimas análises realizadas à qualidade da água da rede pública da freguesia de Mascarenhas, no concelho de Mirandela, revelaram a existência de índices de arsénio acima dos valores considerados normais.
Segundo um aviso enviado pelo Município de Mirandela à Junta de Freguesia de Mascarenhas, na passada quarta-feira (11 de setembro) para colocar como Edital a avisar as populações de Mascarenhas, Valbom dos Figos, Vale de Pereiro e Guribanes, “foi detetado na amostragem realizada no dia 21 de agosto, um valor para o parâmetro arsénio 16 ug, sendo valor paramétrico de 10 ug”.
Perante isto, a autarquia comunicou a situação à autoridade de saúde do concelho e à ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) e recomenda “a utilização de fonte alternativa de água potável para beber e cozinhar, até ao restabelecimento da qualidade da água”, apesar de admitir a possível utilização da água para outros fins, como banhos ou lavagem de roupa.
O Município adianta que já trocou os meios filtrantes e aguarda pelos resultados da contra-análise que devem ser conhecidos ainda esta semana.