Adeptos contemplam árbitro André Vicente com cartão branco
O árbitro André Vicente tornou-se a figura proeminente na partida entre Bragança e Mirandês, ocorrida no último sábado (2), referente à jornada 7 do Campeonato Distrital de Infantis da AF Bragança. O insólito desta situação é que foram os pais dos atletas da equipa canarinha a exibir o cartão branco ao juiz brigantino, reconhecendo a sua postura e cordialidade ao longo de toda a partida.
André Vicente, de 33 anos, natural de Gimonde, vivenciou um momento inédito na sua carreira como árbitro de futebol, função que desempenha desde 2005.
No rescaldo da situação, André Vicente encara o momento com a humildade que lhe é reconhecida. "Receber o cartão branco é algo ‘estranho’; normalmente, o árbitro não é, nem deve ser, o centro das atenções. Quero agradecer, sobretudo, aos miúdos, pois são os principais responsáveis."
O momento ocorreu após o apito final da partida e teve como propósito reconhecer o papel formativo do árbitro, em escalões onde o aspeto educativo é de suma importância.
O "cartão branco" representa um gesto simbólico introduzido no futebol para promover o espírito desportivo, o jogo limpo e o respeito em campo.
Foto: AF Bragança