A opinião de ...

Participantes convidados

Nos dois artigos anteriores demos a conhecer o conceito, propósito e organização da CIMS - 2022. Neste artigo pretendemos revelar o perfil dos conferencistas, oradores e principais convidados participantes que vão estar em Miranda do Douro entre 11 e 13 de Novembro.
Os convidados organizam-se em três diferentes patamares, conforme a sua intervenção na CIMS: Música Sacra e a Sociedade, Música Sacra e Igreja e Música Sacra e os Músicos. Para cada uma das temáticas haverá um orador principal e quatro conferencistas. A estes juntam-se outras personalidades das áreas em discussão para o debate nas mesas redondas. No caso dos convidados nacionais tentamos ter um elemento de cada Diocese portuguesa e, a estas, solicitamos que enviem delegados da pastoral da educação, cultura/turismo e liturgia.
Numa primeira fase optamos por dar uma maior preferência à vizinha Espanha, na qual Miranda do Douro tem uma relação estreita e dinâmica, tendo convidado elementos da Arquidiocese de Madrid em simetria com os elementos convidados ao Patriarcado de Lisboa. Do país vizinho contamos com sete convites endereçados a personalidades e instituições de relevo no panorama ibérico.
Posteriormente alargamos os convites a outros países europeus como França, Itália, Reino Unido, Áustria, assim como à Santa Sé. De todos eles obtivemos já confirmações de presença e em breve será divulgada uma lista oficial dos participantes. Destes países, esperamos também receber inúmeros participantes para consolidar a discussão e, no final, transportarem para os seus países as considerações tomadas no âmbito desta cimeira.
Esperamos também que, todos os leitores, em especial os da comunidade diocesana de Bragança-Miranda, possam participar nas diversas actividades e ajudar neste debate de forma sinodal.

Edição
3893

Assinaturas MDB