Mirandela

Quatro mil litros de rancho consumidos no festival

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2023-02-16 09:51

Dos 4390 litros de rancho transmontano, confecionado por 30 restaurantes do concelho de Mirandela, foram consumidos 4300 por milhares de pessoas que marcaram presença, no passado sábado, no mercado municipal de Mirandela, na sétima edição do festival gastronómico do rancho, que regressou ao modo presencial, após dois anos em modo take- away, devido à pandemia.
Ao almoço de sábado, em menos de hora e meia, praticamente todos os restaurantes já tinham esgotado as quantidades que tinham confecionado. E quem marcou presença gostou do rancho e do convívio. “Está ótimo. Provei de quatro restaurantes, um bocadinho de cada um, para não encher muito. É a primeira vez que venho, sou de Santarém, o rancho que se faz lá é diferente, não se faz assim, mas gostei muito da forma de fazer este em Mirandela. Soubemos que havia este evento e viemos até cá para nos divertirmos um pouco”, disse Almerindo Gonçalves. “Os transmontanos são muito acolhedores, de tudo faz uma festa, de tudo faz alegria. Adorei o rancho e o convívio”, disse Amélia Lopes, outra “provadora” do rancho.
Os cerca de 4 mil kits disponíveis, que incluíam uma malga, uma caneca, uma colher e senhas para levantar pão e o vinho, praticamente esgotaram, um sinal evidente do sucesso do festival, conclui a presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues. “Muita gente, muita animação e as pessoas estão a conviver depois de dois anos de paragem. Estão a saborear o rancho de Mirandela que é de facto uma iguaria que nós temos cá, que é servido na restauração todas as quintas-feiras, mas este festival está a tornar-se numa referência em todo o país. Este ano introduzirmos a vertente mais saudável, temos dois restaurantes a servir com menos gordura e sal”, disse a autarca.

Assinaturas MDB