TÉNIS DE MESA

CTM Mirandela é campeão nacional da Primeira Divisão Feminina

Publicado por Fernando Pires em Sáb, 2024-06-22 22:03

Equipa transmontana derrotou o Juncal dos Açores na finalíssima do Play-Off e consegue o triplete depois de já ter conquistado a Taça de Portugal e a Supertaça.

A equipa sénior feminina do Clube Ténis de Mesa (CTM) de Mirandela acaba de conquistar o título de campeã nacional da Primeira Divisão, depois de ter vencido, esta manhã, o Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, por 3-2, em casa, no terceiro jogo da final do Play-Off, depois de uma vitória para cada equipa nos dois primeiros jogos.

No jogo decisivo, a equipa transmontana – constituída por Inês Matos, Matilde Pinto, Zhou Jungyi e Annamaria Erdelyi – foi mais forte que o conjunto açoriano (Júlia Leal, Marija Galonja e Tatiana Garnova), depois de ontem as insulares terem empatado a eliminatória, também em Mirandela, ao vencerem por 3-2 num encontro emocionante que durou mais de três horas.

No primeiro jogo, realizado na Ilha Terceira, há uma semana, o CTM Mirandela tinha vencido por 3-0.

A equipa orientada por Xie Juan (que acumula o cargo de treinadora da seleção nacional feminina) recuperou o título, depois de em 2023, ter perdido na final do Play-Off para o Sporting, terminando com chave de ouro uma temporada memorável, dado que conseguiu o pleno das competições nacionais, ao juntar ao título de campeã nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça, sem esquecer que foi o ano em que chegou mais longe nas competições europeias, ao ser afastada da Taça Europa, apenas nas meias-finais.

“Foi uma época inesquecível para esta equipa que esteve sempre em grande nível e nesta final tivemos uma vitória justa mas muito suada, porque o Juncal dificultou e muito a nossa tarefa”, refere Xie Juan que está no clube da cidade de Mirandela há 27 anos (primeiro como jogadora e agora como treinadora).

Já o treinador do Juncal considera ter sido uma final muito bem disputada. “Estamos tristes por ter perdido, mas também muito contentes pela excelente réplica que demos às novas campeãs nacionais”, diz Luís Sousa.

Para o presidente da direção do CTM Mirandela, esta conquista “é a afirmação de um clube, de uma cidade e de uma região que tem conseguido manter, com muita dificuldade e sacrifício, uma elevada qualidade ao longo dos últimos 25 anos, de tal forma que somos, de longe, o clube com mais títulos nacionais em femininos”, lembra Isidro Borges.

Esta equipa feminina do CTM Mirandela tem um palmarés invejável com um total de 23 títulos no campeonato, 25 Taças de Portugal e 19 Supertaças.

Assinaturas MDB