A opinião de ...

Em defesa de trás-os-montes

Em 20 de Novembro de 2018 a fazer cinco Anos a esta parte enviamos ao Exo. Sr. Presidente da Câmara de Chaves, uma informação / Proposta com o título de uma melhor funcionalidade do Aeródromo Municipal de Chaves.
Dessa informação transcrevemos às partes mais significativas , como:
“A sua pista é muito curta, em termos de comprimento, só tem 857 metros de espaço funcional, precisa de ser aumentada de 1000 metros para sul, no sentido de Vidago , Pedras Salgadas.
Espaço existe, basta acabar com as ruínas da fábrica que existiu ao fundo do lado sul e alisar todo o terreno até a proximidade do Monte do Barracão sobranceiro à pista , etc, etc…
Em 2010 apresentei no então Presidente da Autarquia Flaviense Dr Baptista, a seu pedido, um memorando focando o fundamental para transformar o aeródromo actual num aeroporto regional.
O Sr. Dr. Baptista com visão alargada, percebeu que a nossa proposta tinha viabilidade.
Porém, por razões que desconhecemos, ficou tudo como dantes.
Na informação proposta que acima referimos explicamos as soluções possíveis com exemplos que vigoram no contexto aeronáutico não a nível do espectro aeronáutico de Portugal Continental, mas também com os exemplos do que sr passa diariamente nos Açores.
Mais alvitramos que na actual carreira aérea Tires-Viseu-vilareal-Bragança pudesse no regresso ao fim da tarde ligar Braganca -Chaves-Vilareal -Viseu -Tires.
Finalmente até explicarmos a possibilidade de utilização das aeronaves da Sata, como acontece diariamente nos Açores ,ou seja no avião Bombardier com capacidade 30/70 passageiros.
Enfim foi um pequeno estudo que ficou , sem que nada tivesse sido feito e mais um inverno está a começar.
Esperemos que nada de mal aconteça no aeródromo de Chaves e que este encontre o desenvolvimento que merece

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