A opinião de ...

“Em Julho nunca a água do rio faz barulho.”

Hoje estreamos o segundo mês do verão meteorológico, embora nos últimos dias tenhamos sentido temperaturas mínimas e máximas muito discretas para a época do ano, no dia 26 a mínimas em Carrazeda de Ansiães não foi além dos 7.9ºC, no dia 27 em Vinhais a mínima também foi fria, apenas 9ºC, no dia 28 a madrugada ainda foi mais fria, com Carrazeda de Ansiães a afundar aos 4.5ºC. As máximas também foram notícia, no dia 27, em Vinhais, apenas 19.1ºC e no dia 28, 16.6ºC e Bragança 20.7ºC, em suma um mês marcado pela variabilidade constante e sem que o verão se tenha conseguido impor plenamente em toda a região.
No que à monitorização da seca respeita, olhando os dados a maio, os últimos disponíveis, verificamos que a nossa região se encontrava nas classes “normal” e “seca fraca” do índice PDSI do IPMA, sendo que a maior parte do distrito já se encontrava em seca, apenas o sudoeste ainda se encontrava dentro na normalidade. De qualquer das formas é expectável que na próxima revisão, toda a região passe ao cenário de seca e mesmo surja já este mês o cenário de seca moderada. Os índices de humidade nos solos desceram muito acentuadamente nas últimas semanas, para valores muito baixos em vários concelhos como, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cintra, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vimioso, os concelhos que apresentam alguma humidade nos solos são Vinhais, Bragança e Miranda do Douro.
A bacia hidrográfica do Douro mantem números muito saudáveis, com uma percentagem de água armazenada de 83.7%, mais de 10 pontos acima dos valores médios para esta altura do ano (73.3%), albufeiras: Alijó (98.9%), Azibo (94.8%) e Vilar - Tabuaço (91.5%), Torrão (73.3%) e Varosa (73.9%), dados SNIRH, Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.
Nos próximos dias, iremos continuar com tempo estável e espero um aumento gradual dos valores das temperaturas (apenas uma ligeira descida no fim-de-semana), tanto mínimas como máximas, sem previsão de precipitação, ou seja, entramos em cheio no período seco estival. Na próxima semana, Mirandela terá máximas entre os 30 e os 35ºC, Miranda do Douro entre os 28 e os 33ºC, Bragança entre os 28 e os 31ºC, as mínimas vão colocar-se entre os 12 a 16ºC em toda a região. Olhando os modelos de médio prazo, pode ser que Julho nos traga o calor realmente intenso à nossa região, iremos vendo nos próximos dias.
Dada a incerteza das previsões a prazo, aconselhamos o acompanhamento das atualizações de todas as informações na página de Facebook e Twitter do Meteo Trás-os-Montes.

Edição
3839

Assinaturas MDB