Bragança

Viagem ao Património da Bacia Hidrográfica do Douro através da fotografia

Publicado por SM em Sex, 2019-10-04 11:51

Até ao próximo dia 16 de novembro, vai ser possível visitar, no Centro de Fotografia Georges Dussaud, em Bragança, uma exposição do fotografo António Sá que reúne “um conjunto notável de sítios classificados pela UNESCO” ao longo da Bacia Hidrográfica do Douro. A inauguração decorreu na sexta feira.
“A exposição começa muito próximo da nascente do Douro, em Burgos, depois passa por Las Médulas, Ávila, Segóvia, Salamanca, Vila Nova de Foz Côa, Guimarães, Porto, no total são imagens de 10 sítios classificados e nós organizamos a exposição da nascente até à foz. Há sempre mais de uma imagem de cada um dos sítios classificados”, explicou o fotografo.
Esta ideia partiu da Fundação Rei Afonso Henriques que, em 2013, convidou o fotografo para mostrar, através da lente da câmara, os vários monumentos e sítios classificados.
Uma verdadeira odisseia pelo território e pela história da humanidade retratada em 40 fotografias. “Já esteve em exposição em vários locais, há duas exatamente iguais, uma a circular em Espanha e outra em Portugal. Enquanto for conveniente promover o território, ela está sempre atual”, afirmou.
“Património da Humanidade na Bacia Hidrográfica do Douro” já percorreu alguns concelhos transmontanos, e está pela primeira vez em Bragança.
“Estes monumentos também nos tocam ligeiramente, porque estamos incluídos nessa bacia. No fundo, através da fotografia, ficamos sensibilizados para todo este património que existe, e em alguns momentos não temos essa noção. Também é bom percebermos e vermos este património através da objetiva de um fotografo, que é sempre diferente”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança à margem da inauguração.

Assinaturas MDB