Mirandela

Vale de Telhas com tradição milenar de pisar uvas em lagar rupestre

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2023-10-12 11:45

Tal como aconteceu em 2022, Vale de Telhas voltou a celebrar um dos momentos-chave das vindimas com uma lagarada que remonta a técnicas e instrumentos utilizados há dois mil anos, no tempo da romanização, com recurso a um lagar rupestre, escavado na rocha granítica e que a junta de freguesia faz questão de preservar.

A intenção, segundo a organização desta atividade, é “a promoção e preservação da herança patrimonial e cultural da aldeia, através de atividades que temos vindo a fazer para que as pessoas nos visitem, entrem na aldeia, comprem o azeite, o vinho de qualidade e outros produtos e isto leva a que também haja um crescimento económico da própria freguesia”, refere Sónia Mota, do executivo daquela junta de freguesia do concelho de Mirandela.

No passado domingo, dezenas de habitantes da aldeia fizeram a vindima, como manda a tradição.

Em seguida, colocaram as uvas no lagar rupestre, vestiram-se a rigor com os adereços que eram utilizados pelos romanos e avançaram para o chamado pisa pé (pisar as uvas).
Do programa constou ainda um passeio pelas vinhas, uma visita aos lagares rupestres da aldeia e culminou com um almoço vínico, que visou a promoção e valorização dos vinhos da região de Trás-os-Montes.

Sónia Mota não tem dúvidas de que esta recriação da lagarada, “pode servir para a afirmação de Vale de Telhas como uma referência no setor do vinho”. Aliás, a lagarada do ano passado, resultou no “nascimento” do primeiro vinho do concelho mirandelense produzido em lagar rupestre. Foram cerca de mil litros de vinho tinto, branco e rosé, que deram origem à marca “Pinetum”, associado ao facto de “o nome de Vale de Telhas, no tempo dos romanos, ter sido Pineto”, conta Sónia Mota.

Já este ano, a junta ofereceu duas garrafas do Pinetum ao Presidente da República.

Os vinhos foram feitos de bica aberta, sem fermentação do vinho com o bagaço, a fermentação é feita nos pipos de carvalho, não tem adição de produtos enológicos, apenas se acompanha a fermentação até final e depois adiciona-se um pouco de sulfuroso para controlar a acidez.

Assinaturas MDB