Mirandela

União europeia atribuiu IGP à alheira de Mirandela

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2016-01-14 09:27

Depois de longos anos de espera, finalmente, desde o dia 9 de Janeiro, a “Alheira de Mirandela” (AM) só pode ser produzida no concelho de origem. Era uma ambição antiga dos produtores locais certificados, que se concretiza com a atribuição, pela União Europeia, de Indicação Geográfica Protegida (IGP) ao enchido de fumeiro tradicional.
Há 20 anos, que a AM tinha um registo provisório de Especialidade Tradicional Garantida (ETG) que não fazia referência a uma origem e que podia ser produzida em qualquer parte do país, desde que estivesse de acordo com o caderno de especificações.
Um novo processo foi iniciado, em 2006, pela Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM) - entidade gestora da Alheira de Mirandela - a entregar o dossier ao Ministério da Agricultura. Só em 2011, o processo dá entrada na União Europeia. Em Janeiro de 2014, foi dado o estatuto provisório e agora o definitivo. “Foi uma luta intensa que acabou por ter sucesso e não tenho dúvidas que é um passo importante para a internacionalização”, refere Jorge Morais, presidente da ACIM.

Assinaturas MDB