Conteúdo Patrocinado

Saiba quais são os cuidados a ter na utilização de um cartão de crédito

Publicado por * em Qua, 2021-08-04 14:23

O cartão de crédito pode ser o nosso melhor amigo, mas se não tomarmos os devidos cuidados pode virar-nos as costas e tornar-se um peso para o nosso orçamento mensal.

Segundo dados do Banco de Portugal (BdP) relativos a fevereiro último, os novos empréstimos através de cartões e descoberto subiram 3,7%, para 66 milhões de euros e, apesar de mais modestas, as expetativas do regulador para o segundo trimestre deste ano são de crescimento.

Comprar agora e pagar depois é o grande chamariz dos cartões de crédito, mas convém ter sempre em mente que, além de ter que pagar o dinheiro que utilizou, terá que ter em conta, entre outras coisas, as taxas de juro, a anuidade, a segurança ou os serviços associados para que não caia numa situação de incumprimento.

Como a literacia económica é importante para nós e não queremos que sobre-endividamento seja da sua conta, compilamos uma série de cuidados que deve ter na utilização de um cartão de crédito.

Cuidados a ter na utilização de um cartão de crédito

Taxas de Juro

Desde que as despesas sejam saldadas a 100%, os cartões de crédito concedem financiamento gratuito (sem pagamento de juros) durante um período de tempo que varia entre 20 e 50 dias.

Caso seja capaz de cumprir os prazos e os pagamentos, os juros ficam à margem, mas se optar por fasear os pagamentos, ficará sujeito a juros sobre a dívida.

Os limites desta taxa de juro (TAEG) são definidos pelo BdP que, para o 2º trimestre de 2021, colocou o teto máximo nos 16,1%.

Fidelização e Cashback

Entre os vários cartões de crédito disponíveis no mercado português, existem alguns que lhe oferecem programas de descontos ou fidelização que, neste último caso, lhe garantem, pela utilização do cartão, pontos que lhe valem prémios e descontos.

Contudo, antes de utilizar o cartão, verifique se as vantagens vão ao encontro das suas necessidades e se compensam do ponto de vista financeiro, pois pode dar-se o caso de, para um desconto de 20 euros num produto, possa ficar sujeito a uma anuidade de 50 euros, se não pagar a dívida a 100%.

Tem, na utilização do cartão (na verdade, até antes da sua contratualização) de ter em atenção se este oferece cashback, devolução mensal de uma parte do que gastou, e se tem ou não anuidade, fator de peso nas suas contas.

Tudo somado, a análise dos descontos, anuidade e cashback, são fatores importantes para que a utilização do cartão de crédito se faça da forma mais suave possível e não lhe cause transtorno.

Tome-se, por exemplo positivo, os cartões de crédito Unibanco. Para além de serem cartões de crédito gratuitos (sem taxas de disponibilização), estes instrumentos de crédito Unibanco estão alinhados com as necessidades do consumidor português ao oferecerem descontos em combustíveis, moda e eletrodomésticos, proteção contra roubo e fraude e ainda a possibilidade de adicionar seguro de viagem.

Para além destas valências, este também é um cartão de crédito cashback, o que significa que sempre que fizer uma compra ou pedir um adiantamento, pode reaver parte desse valor no mês seguinte.

Os valores de cashback podem oscilar entre os 20 euros mensais para um montante de compras ou adiantamento de numerário a crédito igual a superior a 500 euros e os 5 euros mensais para um valor entre 100 e 299 euros em compras e adiantamentos.

A completar o ramalhete, este também é um cartão de crédito sem anuidade e que pode ser contratualizado de forma completamente online, o que oferece uma rapidez impar em todo o processo.

Manutenção

Tal como um carro ou uma casa, um cartão de crédito precisa de manutenção. Não, não é aquela em que está a pensar, mas antes na forma de o manter em bom estado para que consiga utilizá-lo.

Assim, mantenha o seu cartão em bom estado de conservação e evite colocá-lo junto de aparelhos eletrónicos (telemóveis, etc.), fontes de calor ou superfícies magnéticas (carteiras com fechos com íman, etc.).

Segurança - Multibancos e Terminais de Pagamento Automático (TPA)

A segurança é uma das dimensões mais importantes na utilização de um cartão de crédito. As fraudes e os roubos de identidade são uma realidade cada vez mais presente, por isso, quando for a um multibanco certifique-se de que:

a) O multibanco apresenta um aspeto normal, sem sinais visíveis de alteração ou danos físicos, nomeadamente no local de inserção do cartão. Em caso de dúvida, não utilize esse equipamento;

b) Garanta sempre que a marcação do PIN é feita em devidas condições de privacidade, protegendo a sua digitação do olhar de terceiros;

c) Contacte de imediato o emitente do cartão sempre que, em caso de captura, não seja apresentado o motivo da captura ou este lhe suscite dúvidas.

Cuidados que são extensíveis quando se prepara para pagar uma compra no terminal de pagamento automático (TPA). Neste caso, deve:

a) Certificar-se de que o terminal de pagamento automático apresenta um aspeto normal, sem sinais visíveis de alteração ou danos físicos. Em caso de dúvida, não utilize esse equipamento;

b) Ao utilizar o seu cartão num TPA, confirme sempre se o valor que surge no visor do TPA corresponde ao preço do bem ou do serviço adquirido, antes de digitar o PIN ou assinar o respetivo talão;

c) Garanta sempre que a marcação do PIN é feita em devidas condições de privacidade, protegendo a sua digitação do olhar de terceiros;

d) No caso de TPA com tecnologia contactless, aproxime o cartão contactless do leitor após a validação do valor da operação no visor e, quando solicitado, digite o PIN, com ou sem introdução do cartão no TPA;

e) Garanta que a operação não é repetida sem que o TPA apresente uma mensagem de que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida, eventualmente suportada em talão comprovativo;

Segurança na Internet

Nos últimos anos, as compras online com cartão de crédito aumentaram exponencialmente, mas o que poucos sabem é que a execução de um pagamento com cartão na Internet implica a divulgação de dados desse cartão. Por isso, deve tomar algumas medidas de segurança para evitar situações de fraude, tais como:

a) Utilizar cartões de pagamento com características de segurança acrescida, tais como ter um saldo/plafond limitado, uma reduzida data de validade ou procedimentos de autenticação adicionais (exemplos: cartões pré-pagos ou 3D secure, ou MB NET);

b) Não divulgar a sua informação confidencial/ pessoal (exemplos: palavras-passe, dados de documentos de identificação pessoal ou dados do cartão de pagamento), a menos que tal seja imprescindível para a realização do pagamento e sempre em sítios da Internet que lhe ofereçam segurança. Esteja sempre atento a solicitações de dados pessoais ou de natureza fora do comum, ainda que provenientes de uma entidade aparentemente confiável;

c) Evite utilizar acessos públicos e/ou computadores partilhados para efetuar pagamentos na Internet, proteja as comunicações sem fios (WiFi) através da adoção de protocolos seguros (WPA2-PSK e WPA-TKIP, por exemplo), não utilize a mesma palavra-passe para todos os sítios da Internet e efetue apenas pagamentos a entidades credíveis (que conheça e nas quais confie) e em sítios seguros (cujo endereço comece por HTTPS://).

d) Verifique o endereço físico da entidade, ou seja, se existem contactos de telefone, email, fax, etc. Tenha atenção especial com sítios que só apresentem contactos de telemóveis;

e) Evite aceder a sítios da Internet a partir de links. Insira diretamente o endereço de acesso (URL) pretendido no browser.

Levantamentos

Trate-se de um cartão de débito ou de um cartão de crédito, ambos são elegíveis para levantamento num multibanco, contudo existe uma diferença substancial entre estes dois cartões numa operação deste tipo. Se o cartão de crédito não possuir a função Multibanco, prepare-se para que qualquer operação de levantamento que faça numa caixa multibanco venha com custos acrescidos. Isto acontece porque esta operação irá implicar a movimentação da conta-cartão, ou seja, a utilização do crédito associado, e não dos montantes disponíveis na conta à ordem. Assim, mesmo que não queira, estará a utilizar o crédito e ficará sujeito ao pagamento de uma taxa designada por cash advance, habitualmente composta por um montante fixo somado a uma percentagem do valor retirado que ronda os 4%.

Assinaturas MDB